CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pedagogo finaliza mestrado após dois anos de longas viagens

Interessado na qualidade do curso, quinzenalmente viajou 6 mil km de vinda a Prudente e volta à Ilha de Marajó


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pedagogo finaliza mestrado após dois anos de longas viagens
Francisco de Oliveira: aprovado mestre em Educação
Foto: João Paulo Barbosa Pedagogo finaliza mestrado após dois anos de longas viagens
Banca avaliadora: doutores Fátima, Brocanelli e Pessoa
Foto: João Paulo Barbosa Pedagogo finaliza mestrado após dois anos de longas viagens
Oliveira com os doutores Pessoa, Brocanelli e Fátima

O interesse pela qualidade do mestrado em Educação da Unoeste motivou o pedagogo Francisco Miguel da Silva Oliveira, formado pela Universidade Federal do Paraná, a por em prova sua obstinação. Durante dois anos, a cada 15 dias deixava São Sebastião da Boa Vista, no sul da Ilha de Marajó (PA), e viajava 3 mil km até Presidente Prudente. Passados dois dias, fazia o retorno da viagem terrestre e fluvial, com o itinerário compreendendo cerca de 50 cidades de seis Estados: Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Na manhã desta terça-feira (3) fez a defesa pública de sua dissertação, sendo aprovado para receber o título de mestre em Educação.

Orientado pelo pesquisador Camilo dos Santos Filho, Oliveira desenvolveu a construção de um Projeto Educativo Escolar (PEE), especificamente para atender o contexto de uma escola ribeirinha marajoara, em São Sebastião da Boa Vista. Foram 16 meses para que o projeto ficasse pronto, sendo realizado com o envolvimento da comunidade escolar formada pela direção, professores, técnicos, pais e alunos da escola que até o fim de 2015 oferecia educação infantil e os cinco anos iniciais do ensino fundamental, sendo que no presente ano letivo incorporou o 6º ano. O problema maior foi encontrado na fase inicial da criação do projeto.

Conforme o autor do estudo, havia resistência de todos os lados. Alguns achavam que não ia dar certo. Porém, durante o caminhar as pessoas foram se abrindo, especialmente os pais. Foram necessários criar mecanismos, através de dinâmicas, para estimular a fala de todos, já que estavam acostumados a apenas ouvir, quando das reuniões de pais e mestres. Concluído, o projeto permitiu à escola repensar as práticas pedagógicas e sobre a importância efetiva da família que agora está inserida no contexto escolar, como parte do projeto planejado para um período de quatro anos, voltado aos processos de ensino e de aprendizagem de cerca de 150 alunos.

Como Santos Filho não está mais na instituição, a orientação da pesquisa foi assumida pelo doutor Alex Sandro Gomes Pessoa no final do ano passado e que hoje recebeu na banca examinadora seus colegas Maria de Fátima Salum Moreira e Roberto Brocanelli, convidado da Unesp em Marília. A outorga do título de mestre em Educação será feita pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, assim que cumpridos alguns trâmites burocráticos. Oliveira concluiu o mestrado comemorando sua ascensão profissional, tendo recebido no começo deste ano o honroso convite, formulado pela administração municipal, assumindo o cargo de secretário da Educação.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem