CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisa sobre solos arenosos pretende obter um novo impulso

Criação do Gmasa é voltada aos estudos em manejo sustentável, com o envolvimento de pesquisadores e estudantes


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa sobre solos arenosos pretende obter um novo impulso
Reunião para apresentação do Grupo de Pesquisa em Manejo Sustentável de Solos Arenosos (Gmasa)
Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa sobre solos arenosos pretende obter um novo impulso
Doutor Edemar Moro: líder do Gmasa
Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa sobre solos arenosos pretende obter um novo impulso
Participantes da primeira reunião do grupo de pesquisas

Junto à graduação e pós-graduação em Agronomia da Unoeste acaba de ser criado o Grupo de Pesquisa em Manejo Sustentável de Solos Arenosos (Gmasa). O objetivo principal é desenvolver pesquisas de qualidade, com abrangência interna e externa. A iniciativa do professor doutor Edemar Moro é enaltecida pelos coordenadores de ambos os níveis de ensino, inclusive com entendimento de que a produção científica fortalece o ensino e a extensão, conforme pronunciamentos feitos na primeira reunião, realizada na sexta-feira (20).

Para o coordenador da pós stricto sensu, que oferta mestrado e doutorado, Dr. Fábio Fernando de Araújo, o novo grupo vem contribuir com a necessidade de ampliação da visão crítica dos estudos em agronomia. Sua fala foi de motivação e também de alerta sobre algumas situações de importância para dar visibilidade ao que for produzido, a exemplo da necessidade de aprimoramento da língua inglesa para apresentar trabalhos em eventos internacionais, assim como conseguir publicações em revistas científicas pelo mundo afora.

Araújo citou os três anos de boa atuação do Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista (Gpagro), igualmente vinculado à Unoeste e que, entre outras ações, tem atuado em parceria com o Grupo Tutorial Pós-Agro, formado por pesquisadores inseridos no programa de pós-graduação stricto sensu. O coordenador da graduação e vice da pós-graduação, Dr. Carlos Sérgio Tiritan, afirmou que a pesquisa fortalece muito o ensino e a extensão; e que a comunidade acadêmica ganha muito com a criação do novo grupo.  
Moro conduziu a primeira reunião, com os seguintes tópicos na pauta do dia: apresentação dos integrantes, cadastramento no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CPNq), pesquisa em andamento, participação em pesquisas de alunos nas produções de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e estágio do 8º termo, seminários semanais, organização administrativa, comunicação do grupo, criação do logotipo, definição do lema e ações do grupo.

Assim que feito o cadastro, ocorrerá o encaminhamento para a Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI), vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, pela qual responde o Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Moro é o líder do Gmasa que tem na secretaria executiva Luanda Torquato Feba e na coordenação de marketing e web Fernando Bernardo Matias, respectivamente alunos do doutorado e do mestrado.

Os passos iniciais são de estruturação do novo grupo, incluindo pesquisadores vinculados a outras instituições, tais como Fundação MS, Fundação MT, Embrapa e Unesp. No âmbito interno, além do Gpagro e do Grupo Tutorial, tem ainda os envolvimentos do Grupo de Estudos do Algodão (GEA), do Centro de Estudos de Ecofisilogia Vegetal do Oeste Paulista (Cevop) e do projeto de pesquisa docente sobre Rizobactérias Promotoras do Crescimento de Plantas (RPCP).

O GEA é uma recente criação junto à agronomia da Unoeste, liderado pelo Dr. Fábio Rafael Echer, que na terça-feira (24) desta semana terá sua primeira ação: o seminário para anunciar resultado de experimento sobre cultivares mais adaptadas à cultura na região de Presidente Prudente e discussões sobre experimentos para a próxima safra. Haverá a participação de representantes da Associação Paulista dos Produtores de Algodão (Appa), na condição de entidade parceira do grupo. O seminário ocorrerá a partir das 19h no Auditório Jacarandá, no bloco B3, no campus II da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem