Especialização em gastronomia está com inscrições abertas
Pós-graduação tem a finalidade de capacitar profissionais e promover relações com outras áreas do conhecimento

Estão abertas as inscrições para pós-graduação lato sensu em gastronomia e podem ser feitas até 13 de agosto, que também será o último dia para matrícula. O curso em nível de especialização, denominado Gastronomia Brasileira: Cultura e Sociedade, tem a finalidade de capacitar profissionais da área e estabelecer relações com outras esferas do conhecimento humano, numa abordagem ampla e profunda.
“Pensamos numa especialização que tivesse aderência com o curso de graduação”, comenta o coordenador do curso implantado em 2014 Ulisses Dias de Souza, que já formou 114 profissionais e está na sexta turma, já que são dois anos de duração. Souza também coordena a especialização, juntamente com o professor Tchiago Inague Rodrigues.
“O Brasil vive um momento em que a culinária está em alta, muito propício para nos posicionarmos com relação à nossa identidade. Vamos dar mais valor ao que é nosso e chega de valorizar demais o que vem de fora, pois o mesmo que acontece com a música, por exemplo, ocorre com a comida também”, comenta o coordenador sobre a escolha de trabalhar cultura e sociedade na especialização.
Conforme Souza, trabalhar o conhecimento sobre as raízes da culinária brasileira possibilitará refletir qual a situação atual e qual caminho a ser seguido. “A alimentação está associada às questões humanas”, diz para citar o cozinheiro francês Brillat-Savarin, que já falava, no século 18, algo muito profundo: quer conhecer o homem, saiba o que ele come.
“Afinal, quando falamos de cultura e sociedade, estamos falando que a gastronomia é uma questão social. Na especialização nos aprofundaremos nas questões sociais, nas etnias brasileiras, sobre comida, ingredientes e bebidas. Vamos trabalhar não só a questão das regionalidades, mas dos biomas, dos costumes nas regiões do Brasil”, explica.
A especialização foi pensada como resultado da relação no dia a dia entre professores e alunos da graduação. “São alunos que preferem a cozinha brasileira”, revela Souza com a expectativa de que o curso despertará grande interesse e proporcionará bons resultados para o egresso da Unoeste e de várias outras instituições, interessados em aprimorar e ampliar conhecimentos.
Com duração de 20 meses e carga de 360 horas, o curso é constituído das disciplinas: Enologia Brasileira; Aspectos Históricos, Sociais e Culturais da Gastronomia; Novas Tendências na Gastronomia Brasileira; Bebidas Brasileiras; Doçaria Brasileira: do Engenho à Contemporaneidade; Gastronomia e a Literatura Portuguesa e Brasileira; Análises Sensoriais de Alimentos; e Gastronomia e as Artes Visuais.
Tem ainda as disciplinas sobre Food Design na Gastronomia; As Influências Culinárias Europeias no Brasil; A Herança Gastronômica Africana e Indígena no Brasil; Métodos e Técnicas de Pesquisa na Gastronomia; Arquitetura de Restaurantes e Gastronomia; Ingredientes Nativos Brasileiros: Sabores e Temperos; Receitas de Boteco Brasileiro; Regionalização Brasileira; e Ensino e Pesquisa na Gastronomia.
Serviço – Clique aqui para mais informações.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste