CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Período na universidade marca inúmeras histórias de vida

Recordações de amizades, experiências, namoros... Tudo se torna especial com lembranças de momentos inesquecíveis


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Aline Blasechi Período na universidade marca inúmeras histórias de vida
Família Ielo formou-se em Odontologia e todos trabalham juntos

Os momentos vividos na universidade se tornam eternos na memória de quem passou por essa experiência! Amizades sobrevivem mesmo após a formatura, romances acabam em casamentos, famílias inteiras passam pelos mesmos bancos acadêmicos… Histórias se cruzam na sala de aula, ganham vida no mercado de trabalho e jovens viajam o mundo em intercâmbios viabilizados por parcerias externas. Quantas recordações incríveis! Não é à toa que muitas pessoas costumam dizer que na universidade elas viveram “os melhores anos de suas vidas”.

Imagine quantas histórias poderiam ser contadas das pessoas que passaram pela Unoeste... Sem dúvida, muitos olhos ficariam cheios de lágrimas de alegria por recordar essa fase tão fundamental da existência humana – de descobertas e da formação universitária. Desde o dia em que se vê o nome na lista dos aprovados no vestibular, passando pelos anos de estudo na graduação e até um mundo novo que se abre: especialização, mestrado e doutorado. Gente que amadureceu, por dentro e por fora, ganhou novas habilidades e alçou voos profissionais.

A relação da família Ielo com a Unoeste literalmente passou de pais para filhos. A primeira a estudar aqui foi Quitéria, 56, ainda quando havia o antigo colegial, e depois passou no vestibular na mesma instituição. Ela e o marido Floriano, 57, formaram-se cirurgiões-dentistas no início da década de 80 e, apesar de não terem se conhecido aqui, foi a profissão que os uniu: ela acabou indo trabalhar na clínica dele.

Os filhos Nara, 28, e Otávio, 24, cresceram nesse ambiente e também se interessaram pela área. “Escolhemos a odontologia pela admiração e identificação que nossos pais nos mostravam, com respeito e satisfação no atendimento às pessoas. Batalharam e construíram suas histórias”, lembra a filha. Para ela, estudar na Unoeste proporcionou formação de qualidade e a oportunidade de ficar próxima da família. Nara se formou em 2008 e Otávio em 2014, sendo que agora todos atuam profissionalmente juntos.

Casados há quase quatro anos, a zootecnista Ariane do Carmo Zardo, 26, e o agrônomo Cauê Boldrini Zardo, 33, (Foto 4 - Galeria de fotos) vivem uma linda história de amor! O conto de fadas real teve início em meio ao belo e romântico campus II da Unoeste, onde se conheceram em 2008, no primeiro ano da faculdade de ambos. Após o primeiro contato, continuaram se esbarrando nos corredores, trocando olhares e, conversa vai, conversa vem, os então estudantes universitários começaram a namorar dois anos depois…

“Tenho saudade e lembranças muito boas da Unoeste, conquistei amizades eternas. Os professores sempre me apoiaram, vivi momentos maravilhosos e graças a Unoeste encontrei meu marido”, suspira Ariane. Eles são pais do pequeno Benício, de 2 anos, e a família só que aumenta: com o nascimento de Helena recentemente. Depois de viverem ótimos anos em Presidente Prudente e na Unoeste, hoje eles moram em San Alberto (Paraguai), cidade onde Boldrini é consultor agrícola.

Mesmo com cada um tomando um rumo diferente na vida, muitas amizades se mantêm depois da festa de formatura. É o caso de Danilo Fachiolli, 25, Jaqueline Tavares, 25, Luciana Ruiz Correia, 33, e Rafael Freire Torres, 26, formados em Ciências Biológicas em 2011 e 2012 (Foto 2 - Galeria de fotos). Por ironia do destino, os três primeiros moram em Indiana (SP), mas só foram se conhecer nas salas de aula e nos laboratórios do campus I. “Sempre nos demos muito bem, nunca tivemos desentendimento! E toda vez rolava muita brincadeira um com o outro”, recorda Fachiolli.

Em outra cidade e em outro Estado, Bataguassu (MS), Torres se faz presente e, assim, toda vez que podem eles se reúnem, porque “sentem falta daquele contato mais próximo, de como era durante a universidade”. Amigos para toda a vida, quando juntos jogam muita conversa fora e compartilham experiências: Fachiolli trabalha num hemocentro, Jaqueline num laboratório veterinário e Luciana e Torres são professores.


Crescimento profissional

Rodrigo Takashi Maruki Miyake, 28, (Foto 3 - Galeria de fotos) teve sua primeira experiência internacional por meio da Unoeste. Ele passou pela graduação, pelo mestrado e agora está vinculado ao doutorado em Agronomia da universidade. Desenvolveu parte de seu estudo na França, na Universidade D’Avignon Des Pays de Vaucluse, em cidade a cerca de 700 km de Paris. Ele tem bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – órgão do Ministério da Educação (MEC) – e, por isso, dedica-se exclusivamente à pesquisa.

Miyake trabalhou na pós-colheita de frutas, com orientação da pesquisadora francesa Dra. Félicie Lauri Lopez. Ir para fora do país assustou a família no início, principalmente a mãe dele – pois o filho nunca tinha ido para tão longe. Mas, depois todos ficaram felizes pela enriquecedora experiência! “Meus pais são aposentados e tenho uma irmã que trabalha em feiras-livres de Presidente Prudente e região. O que ganhei nesse intercâmbio é algo incalculável”.

Jéssica Castilho, 24, e Jacqueline Santos, 25, (Foto 1 - Galeria de fotos) são sócias há mais de um ano e meio na J2 Arquitetura em Prudente, onde fazem projetos gerais e de reforma para prédios comerciais e residenciais. Mais do que parceiras de trabalho, as empresárias são amigas há bastante tempo, desde quando entraram na mesma turma em Arquitetura e Urbanismo, graduação na qual formaram-se em 2013. “Temos um bom relacionamento desde o curso, sempre aprendemos juntas e a companhia uma da outra ajuda a tornar tudo mais fácil”, afirma Jacqueline.

A dupla toca grandes projetos arquitetônicos com muito respeito entre elas e sem deixar a liberdade interferir nas decisões difíceis que precisam tomar. “Uma sempre acrescentou muito à outra. E depois de formadas escolhemos montar sociedade por nossos projetos darem certo desde o começo”, discursa Jéssica. No portfólio delas estão clientes como academia, boate, restaurante e loja de suplementos alimentares.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem