CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste planeja novos cursos de Medicina em Jaú e Guarujá

Universidade teve suas propostas selecionadas pelo MEC e aguarda novas etapas do processo para iniciar implantação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Unoeste planeja novos cursos de Medicina em Jaú e Guarujá
Laboratório de Habilidades e Simulação da Unoeste é referência na América Latina
Foto: Ector Gervasoni Unoeste planeja novos cursos de Medicina em Jaú e Guarujá
Infraestrutura moderna na área da saúde contribui para a formação médica


O Tribunal de Contas da União (TCU) deu parecer favorável, nesta quarta-feira (20), pela continuação dos procedimentos previstos no edital do programa Mais Médicos, do governo federal, para a abertura de novos cursos de medicina no Brasil.

A efetivação, com o despacho final, é aguardada com ansiedade pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) de Presidente Prudente (SP), que teve suas propostas aceitas, em primeiro lugar, para a implantação dos cursos nos municípios paulistas de Jaú e Guarujá. O Ministério da Educação (MEC) fez uma chamada pública para mantenedoras de instituições particulares de ensino superior que estivessem interessadas. As mantenedoras, entre elas a da Unoeste – Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) –, tiveram que cadastrar-se e enviar documentação. No Estado de São Paulo, o MEC pretende abrir cursos de medicina em 13 cidades.

Para o pró-reitor Administrativo da Unoeste, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, a universidade tem todas as condições para essa implantação, inclusive, foi a primeira a ter um curso de medicina na região oeste paulista, fundado em 1988. “São 28 anos de experiência na formação desse profissional, fundamental para o país, e o curso de Medicina da Unoeste tem excelente conceito pelo MEC. A universidade entende que as cidades de Jaú e Guarujá têm importantes estruturas em saúde e são cidades hospitaleiras. Assim, enxerga nesse programa do governo federal a oportunidade de contribuir para a formação de médicos éticos e humanos, comprometidos com o bem-estar da população”, completa.

Em nota enviada pela Assessoria de Comunicação Social, o MEC diz que “aguarda receber a decisão do TCU e, após isso ocorrer, ela será analisada pelo Jurídico do Ministério e pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) para um posicionamento oficial”.

Carapeba destaca que, depois desses trâmites legais, a Unoeste pretende dar prosseguimento aos contatos com os municípios de Jaú e Guarujá para a construção de campi próprios e para estabelecer parcerias com as unidades de saúde. “A contratação será focada na mão de obra dessas localidades”, finaliza.



Breve histórico
 
Por meio do Edital nº 6/2014 houve 216 propostas inscritas de instituições de ensino superior.
 
Em 10 de julho de 2015 foi divulgada a classificação das propostas apresentadas e aberto prazo para recurso.
 
Os recursos já foram analisados pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), mas não foram divulgados uma vez que o TCU havia sustado o processo.
 
As próximas fases previstas no edital serão:
1) Divulgação do resultado final após análise dos recursos e homologação do resultado pelo ministro;
2) Convocação das instituições selecionadas para assinatura de termo de compromisso, conforme previsto no edital;
3) Etapa de monitoramento da implantação dos projetos apresentados pelas instituições;
4) Ao final do processo, expedição dos atos autorizativos de funcionamentos dos cursos pelo MEC.
 
Informações do Ministério da Educação (MEC)

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem