CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Crianças do bairro Morada do Sol fazem exame de sangue

Coleta é realizada por equipe do Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste no próprio bairro


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Crianças do bairro Morada do Sol fazem exame de sangue
Coleta de amostras de sangue foi realizada na ESF
Foto: Mariana Tavares Crianças do bairro Morada do Sol fazem exame de sangue
Alunos dos cursos de Biomedicina e Farmácia durante ação
Foto: Mariana Tavares Crianças do bairro Morada do Sol fazem exame de sangue
Crianças de escola municipal são levadas em turmas

O Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste mobiliza funcionários do setor e alunos dos cursos de Biomedicina e Farmácia para a realização de exames laboratoriais de rotina em 185 crianças que estudam na escola municipal do Jardim Morada do Sol, bairro também conhecido como Km 7, em Presidente Prudente. A ação teve início nesta segunda (22) e prossegue até quarta-feira (24), no período da manhã, na Unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro, onde as crianças são levadas em turmas, algumas acompanhadas pelos pais, para fazer a coleta para exames.

A coordenadora do laboratório, Ligia Maria Delfino Caldeira, explica que a atividade decorre do convênio entre a universidade e a prefeitura, para a realização de exames médicos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, a solicitação partiu do promotor de Justiça Mário Coimbra à Secretaria Municipal de Saúde, por ser um bairro de pessoas carentes e muito afastado do centro.

De acordo com a enfermeira gerente da ESF, Daiana Lavagnolli Molina dos Santos, a ação é de extrema importância em razão da realidade social da população do local. “Muitos pais deixam de levar seus filhos para a realização de exames de rotina, que são solicitados na ESF, em decorrência da distância, pois muitos não têm condições financeiras para sair do bairro ou não têm tempo em razão do trabalho. Então, esse mutirão é muito bem-vindo”, afirma. Quando os resultados dos exames ficarem prontos, será agendado o retorno com os pais das crianças.

A dona de casa Alessandra de Paula, 35, que acompanhou seus filhos na coleta, agradece a vinda do Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste para o seu bairro. “Tenho nove filhos e fica difícil sair de casa, principalmente quando tenho que pegar ônibus, pois tenho que levar as crianças junto”, comenta. Visão compartilhada pela dona de casa Manuela de Lima Campos, 32, mãe de quatro crianças. “Muitas vezes não tenho condições de levar uma das crianças para fazer o exame no centro, pois eu tenho filho pequeno e não tenho com quem deixar, mas sei que é importante”, relata.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem