Maquete que demonstra consumo de energia tem novo sistema
Professor do curso de Engenharia Elétrica desenvolveu sistema de automação didático para a Energisa

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Unoeste, o professor César Daltoé Berci, desenvolveu um trabalho para a Energisa. Ele instalou um sistema de automação residencial na maquete que a empresa já possuía, utilizada para transmitir o conceito de consumo consciente, de forma didática. “Por meio dela é possível exemplificar as implicações no consumo de energia causadas pelos aparelhos, demonstrando a melhor forma de se utilizar a energia elétrica”, comenta o docente.
Berci conta que a Energisa solicitou uma atualização no software embarcado, para simular a atuação do disjuntor. “Essa alteração faz com que a maquete, a partir de 78% de carregamento dos circuitos, comece a integrar a potência até atingir um limiar de disparo, simulando a ação de um disjuntor termomagnético”.
O docente explica que com o sistema de automação, a casinha pode ser controlada através de computadores ou dispositivos com sistema operacional android (tablets e celulares). “Além do controle remoto, agora o supervisório contribui com as aulas, trazendo dicas de economia de energia e mensagens a respeito do funcionamento e utilização dos equipamentos, como indicar que lâmpadas foram deixadas ligadas”, salienta Berci.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste