Festa adota gerenciamento na produção de resíduos sólidos
“Porco no rolete” da Comunidade São Miguel Arcanjo desenvolve modelo ambientalmente correto para festas



A Comunidade São Miguel Arcanjo, que possui igreja do lado externo dos residenciais Damha, promoveu no final de semana sua tradicional festa “Porco no rolete”. Desta vez, a novidade foi a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos, num modelo a ser adotado por realizadores de outras festas do gênero. A orientação e o gerenciamento foi confiado a professora e alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste, num projeto de extensão desenvolvido juntamente com o professor do curso de Direito, João Paulo Ângelo Vasconcelos.
Com cadastro na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), a atividade aconteceu de sexta-feira (16) a domingo (18), incluindo participação em reuniões preparatórias, conforme a professora Leila Maria Couto Esturaro e também com as participações de suas colegas Isabela Marega Rigolin e Nelissa Garcia Balarim. A iniciativa foi da equipe coordenadora do evento juntamente com Vasconcelos, que leciona Direito Empresarial e integra a comunidade. O gerenciamento envolveu as etapas de preparação dos alimentos e de pós-consumo, com a finalidade de amenizar o impacto dos resíduos gerados.
No espaço da festa foram instalados quatro ecopontos com galões para receber os resíduos pelas equipes de trabalho para servir e para limpar as mesas. O material orgânico foi destinado a uma propriedade rural onde o proprietário faz compostagem. O material reciclável foi recolhido por membros da Cooperativa de Trabalho, Produção e Reciclagem de Presidente Prudente (Cooperlix). O material de rejeito (tipo guardanapo de papel impregnado de óleo) e que representou a menor parte foi deixado para a coleta de lixo urbano da cidade.
Estiveram envolvidos na atividade os alunos Lucas Nascimento Zulli, Aline Alves Costa, Graziele Shizumi Suzuki, Janardelly Gomes de Sousa, Paloma de Lima Marra, Rafael Barbosa dos Santos, Vinícius Diego Silva Oliveira e Wesley Roberto Soares Pinto. A extensão esteve inserida na Semana da Responsabilidade Social promovida pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e que tem a parceria da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste