Fisioterapia promove 40 atividades em três dias de evento
Ao todo foram 24 minicursos e 16 palestras; jornada termina nesta sexta-feira (2)

Você já pensou em como economizar tempo e energia em sua vida? Principalmente enquanto é jovem, quando se tem energia sobrando, é importante receber dicas e ter a clareza daquilo que pretende para o futuro. Isso evita, muitas vezes, a frustração pessoal, que pode ser carregada por toda a vida. De forma bem-humorada e dinâmica, o empresário, publicitário e fundador da Pop’s Fantasy, Toshio Hito, deu algumas orientações a futuros fisioterapeutas e apresentou um pouco de sua trajetória pessoal e profissional, durante a palestra de abertura da 24ª Jornada de Fisioterapia do Oeste Paulista, nessa quarta-feira (31), com o tema “Como despertar o gigante que tem dentro de você”.
Segundo o palestrante, quando não se tem orientação, o jovem pode desperdiçar a energia que lhe sobra. “A motivação é algo que deve ser despertada por cada um. Eu, como palestrante, dou algumas dicas e mostro ferramentas para buscar o sucesso. Pode ser que eles aprendam com os meus erros, economizando tempo e dinheiro, tendo, quem sabe, uma luz para conseguirem pegar todo o conhecimento que já estão adquirindo na universidade e despertarem como grandes profissionais e futuros empreendedores”.
Hito contou um pouco de sua trajetória, das dificuldades que passou, quando não tinha sucesso em nada, mesmo se esforçando. “Teve um momento que tudo isso mudou. Mas, para isso, eu passei por mudança de comportamento e de pensamento, e comecei a acertar”, disse. Ele também falou sobre empreendedorismo, destacando as regras de ouro do comportamento do jovem para o sucesso. “Empreender não significa abrir um negócio. O comportamento empreendedor você coloca em sua vida, no seu relacionamento pessoal, na sua profissão, ou mesmo no seu negócio”, pontua, evidenciando também a importância da autocrítica.
Ampla programação – O evento organizado pelo curso de Fisioterapia da Unoeste teve início ontem (31) e prossegue até esta sexta-feira (2). São 40 atividades ao todo, entre minicursos e palestras, ministrados por profissionais renomados da área. Um dos destaques é o fisioterapeuta formado pela Unoeste, Luiz Antonio Rogrigues Medina, que hoje atua em dois importantes hospitais da capital paulista: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e Sírio-Libanês. Na manhã desta quinta-feira (1) ele ministrou o minicurso “Princípios da Reabilitação Cardiovascular e Metabólica: atuação do fisioterapeuta da avaliação a prescrição do exercício”.
Medina terminou a graduação em 2008 decidido em atuar com cardiorrespiratória. No ano seguinte foi aprovado para a especialização na área pretendida no Instituto Dante Pazzanese, onde também fez outra pós-graduação em reabilitação cardiovascular. Desde então, passou por vários hospitais de São Paulo e fez mestrado, o qual concluiu neste ano. “Sou muito satisfeito com a formação que recebi na Unoeste. Cheguei à capital paulista muito bem preparado e não tive dificuldade alguma num grande centro. Os professores da Unoeste são excelentes, são amigos e bons profissionais. É sempre um prazer voltar para a universidade e poder passar um pouco do que aprendi para esses futuros fisioterapeutas”.
O minicurso ministrado por Medina teve o momento teórico e o prático. Abordou sobre a fisiologia do exercício, que abrange a parte muscular; e também falou da parte de alterações e respostas do coração e do pulmão frente ao exercício, visando o paciente cardiopata. A prática foi realizada na Clínica de Fisioterapia, onde os alunos desenvolveram o conteúdo visto na teoria, com base em atividade física. Os estudantes viram como é realizada a prescrição do exercício ao paciente e o que utilizar. Também conheceram um pouco do trabalho de Medina nos hospitais paulistas.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste