CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste é confirmada para abrir Medicina em Jaú e Guarujá

Mantenedora da maior universidade do oeste paulista é a selecionada pelo MEC, conforme publicado no Diário Oficial da União


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida/Prefeitura Unoeste é confirmada para abrir Medicina em Jaú e Guarujá
Jaú é conhecida como capital do calçado feminino, está a 296 km de São Paulo e tem 144 mil habitantes
Foto: Cedida/Prefeitura Unoeste é confirmada para abrir Medicina em Jaú e Guarujá
Guarujá: importante cidade do litoral paulista tem 308 mil habitantes

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, confirmou a mantenedora da Unoeste (Associação Prudentina de Educação e Cultura – Apec) como selecionada para a abertura de cursos de Medicina nos municípios paulistas de Jaú e Guarujá. A divulgação foi feita nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União (DOU).

Conforme o vice-reitor da Unoeste, Brunno de Oliveira Lima Anéas, trata-se de um reconhecimento que a universidade prima pela excelência. “É um resultado aguardado com expectativa, pois temos potencial para colaborar na formação de médicos qualificados, algo tão fundamental ao Brasil”. O pró-reitor Administrativo, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, destaca a contribuição que essa implantação dos cursos proporcionará às regiões. “Queremos, juntamente com essas cidades e seus moradores, promover uma melhor qualidade de vida e entendemos a importância do nosso papel neste cenário”, completa Carapeba.

Para a coordenadora da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) da Unoeste, Nilva Galli, a abertura de novos cursos na área tem por objetivos: melhorar a estrutura, o acesso e a qualidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “A existência de uma escola médica possibilita a construção de parcerias entre a academia e os serviços, a reflexão e reestruturação das políticas públicas de saúde, a expansão das tecnologias e, acima de tudo, a ampliação das capacidades de acolhimento e de escuta das necessidades de saúde da população”.

Ela acrescenta que isso se coaduna ao projeto pedagógico apresentado para as cidades de Jaú e Guarujá que, apesar de ter sido adequado às características locorregionais, conforme previsto pelo edital do MEC, manteve a essência da escola médica da Unoeste, que há anos forma profissionais médicos altamente capacitados com competências técnicas, éticas e humanistas. “Portanto, a qualidade da formação já implantada em Prudente, com o mesmo compromisso de continuar avançando na área da educação médica chega às cidades de Jaú e Guarujá fortalecendo a visão institucional da Unoeste de ser reconhecida pela qualidade e excelência de suas ações e serviços”, reforça Nilva.

A implantação do curso de Medicina é vista como positiva por gestores de saúde dos municípios contemplados. O secretário da pasta em Jaú e médico há 45 anos, Paulo Mattar, acredita no benefício a uma população de mais de 400 mil habitantes, de 12 municípios da região, pois dará uma qualificação maior aos atendimentos de saúde. “Já temos importantes hospitais na cidade, como a Santa Casa, o Hospital Amaral Carvalho e o Hospital Psiquiátrico Thereza Perlatti, e um curso nessa área vai trazer ainda mais desenvolvimento, tanto na parte científica quanto na qualificação profissional e de saúde pública”.

Pensamento compartilhado também por Urbano Bahamonde Manso, presidente da Associação Santamarense de Beneficência do Guarujá, mantenedora do Hospital Santo Amaro. “A cidade cresceu e essa qualificação profissional é necessária e a implantação do curso de Medicina vai colaborar nesse sentido, refletindo na melhor qualidade dos atendimentos à população”. Ele ressalta que a unidade hospitalar atende 80% SUS e o restante de convênios diversos. Trata-se da principal unidade, sendo considerado hospital estruturante pela abrangência regional – além do Guarujá, Cubatão e litoral norte. “Acreditamos que esse momento seja de grande virada de página na história da nossa cidade e esperamos estreitar relações com a Unoeste”, destaca Urbano.

Os próximos passos são: assinatura de um termo de compromisso junto ao órgão federal, definição da área, construção, seleção de corpo docente e dos demais colaboradores, conforme informações do pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste. A maior universidade do oeste paulista tem uma importante história na educação e iniciou no ensino superior em 1972, com sua primeira faculdade. Em 1987 foi credenciada pelo MEC como universidade, ano que também marcou o princípio de sua trajetória no ensino médico.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem