CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Francesa participa de estágio em Ginecologia na Unoeste

Marie Elöise é recém-formada em Medicina na França e teve interesse em conhecer a estrutura da universidade e do Hospital Regional (HR) 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Francesa participa de estágio em Ginecologia na Unoeste
Professor Fernando Barreiros ajudou Marie Elöise em suas atividades e com a comunicação durante estágio em Presidente Prudente

O curso de Medicina e o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Regional de Presidente Prudente (HR-PP) receberam entre setembro e outubro deste ano a médica Marie Elöise, moradora da Normandia, no norte da França, da cidade de Caen, para um estágio complementar através de um intercâmbio entre a Unoeste e a Faculté de Médicine de Caen (Faculdade de Medicina da Caen), instituição na qual ela se formou no primeiro semestre de 2017.

A oportunidade de vir estagiar no Hospital Regional neste período surgiu através do convite de uma aluna do curso de Medicina da Unoeste, Francis Garcia Sevilla, do 11º termo, quando elas estudaram juntas o 4º ano da graduação na Facultad de Medicina de Málaga, na cidade de Málaga, na Espanha. “A Francis me motivou a tentar estágio no HR através da Unoeste. Seguimos nossa amizade a distância depois desse ano que passamos juntas na Espanha. Dividimos nosso cotidiano dentro das universidades, nossas experiências, nossos estágios e simplesmente nossa vida. Por tudo isso, fiquei com muita vontade de vir ao Brasil e descobrir por meus próprios olhos a vida neste país e também conhecer a Medicina daqui e ter mais essa grande experiência profissional e cultural”, revela.

O médico e professor do curso de Medicina da Unoeste, Fernando Barreiros, chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia e preceptor da residência desta área no HR, que esteve acompanhando Marie por esses dias, conta que a francesa participou de diversas atividades no ambulatório, na enfermaria e no centro obstétrico. “Ela fará especialização em Medicina da Família, então, demonstrou grande interesse no atendimento geral das gestantes, puérperas, no atendimento pré-natal de baixo risco e em ginecologia geral, que serão áreas de atuação que pretende desenvolver em seu retorno à França. Ela relatou a todo instante como aproveitou e gostou do estágio, sempre elogiando os alunos da Unoeste e o companheirismo com que a tratavam. Também elogiou o hospital, funcionários, enfermeiros, professores, residentes, que tentaram de todas as formas procurar que ela se entrosasse ao máximo nas atividades. Ela realmente ficou muito impressionada com o tamanho e a estrutura da universidade e do HR”, conta.

Para Marie, a língua não foi uma barreira, uma vez que os estágios foram apresentados em português e em inglês para que ela pudesse aproveitar da melhor maneira possível. “Quando encontro novas pessoas, quando participo de experiências novas como intercâmbios, discussões e conversas com variadas pessoas, me dou conta de como posso crescer, abrir meu mundo, ser mais tolerante, ter consciência dos riscos com os quais posso me confrontar depois. Aprendo a diversidade, a escutar, a falar, a dividir, a questionar a mim mesma sobre a cuidadora que quero ser e acredito que tudo isso me ajudará a ser uma profissional médica mais humana para os pacientes”, finaliza.

Marie Elöise terminou suas atividades pelo curso de Medicina no último domingo (8) e já no dia seguinte foi embora da cidade, prometendo voltar em breve. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem