CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Associação guarujaense firma parceria com Medicina Unoeste

Novo curso está em processo de implantação, mas já gera grandes expectativas para a população de Guarujá


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Associação guarujaense firma parceria com Medicina Unoeste
Membros da Alece foram recepcionados no campus I da Unoeste

O novo curso de Medicina da Unoeste no município de Guarujá (SP) está em fase final de implantação, mas já gera grandes expectativas para a população local. Foi o que reafirmaram os membros da Associação Lar Espírita Cristão Elizabeth (Alece), que estiveram em Presidente Prudente nesta segunda-feira (20) para a assinatura de convênio de parceria com a universidade.

A formalização ocorreu no campus I, com a presença do vice-presidente da associação, João Elias, que esteve acompanhado pelos demais membros José Roberto Galvão, Cláudio Cohol e Fernando Kunyo Isobata. Eles foram recepcionados pelo diretor do curso médico, Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, e sua esposa, Bruna Carapeba; pelo diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec - mantenedora da Unoeste), Augusto Cesar de Oliveira Lima; pelo pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste; e pelas professoras da graduação doutoras Cláudia Alessi e Celeste Corral Baptista, bem como pela coordenadora administrativa da Medicina, Ilsa Martha de Souza.

Durante o encontro, João Elias destacou a dimensão do trabalho desenvolvido pela associação desde 1977, a qual oferece diferentes serviços à população carente do Guarujá. Ao todo, são mais de 35 mil atendimentos por mês, somando os 15 projetos mantidos pela Alece, dentre eles: uma creche que atende 100 crianças; diferentes cursos profissionalizantes; diversas atividades esportivas e culturais; e o restaurante “Alimenta Cidadão Tibério Birollini”, que serve 650 refeições por dia, pelo valor de R$ 1, de segunda a sexta-feira, sendo que para 100 crianças o custo é zero. Em conjunto com a prefeitura, mantém ainda a Unidade Básica de Saúde Adolpho Bezerra de Menezes, a segunda com maior número de atendidos por dia no município.

“Estamos recebendo essa parceria com muita alegria, porque vemos que a universidade chegará ao Guarujá para somar, ajudando os menos favorecidos, que são muitos. Será um trabalho grandioso, tenho certeza que trará grandes frutos”, destaca Elias. Para ele, os estudantes da escola médica precisarão ter muita sensibilidade para interagir com a população carente. “É importante enxergar essas pessoas como se fossem de nossas famílias e, assim, ajudá-las verdadeiramente no que precisam”.

Na ocasião, o diretor do curso de Medicina ressaltou a importância da caridade na formação acadêmica e relembrou as inúmeras ações solidárias mantidas pelo seu avô, o chanceler da Unoeste, professor Agripino de Oliveira Lima Filho, no município prudentino. “Ele sempre se sentiu feliz em ajudar as pessoas carentes e crescemos vendo as coisas boas que ele fazia ao próximo”. Sobre o convênio com a associação guarujaense, Carapeba frisou que assim que o curso começar a funcionar, a parceria poderá ser infinita. “Será algo muito grande, porque poderemos ajudar em qualquer âmbito. Tenho certeza que seremos bem-vindos e que iremos contribuir de forma efetiva, agregando ao importante trabalho já desenvolvido pela associação”.

Saiba mais – A Unoeste foi selecionada pelo MEC para oferecer o curso de Medicina nos municípios paulistas de Jaú e Guarujá. A previsão é que até o primeiro semestre de 2018 as aulas iniciem nas duas cidades. No Guarujá, o curso funcionará inicialmente em pavimento do Hospital Santo Amaro, numa área de aproximadamente 1,5 mil m². A Unoeste também pretende construir um campus próprio, com previsão para ser entregue em até três anos após o início das aulas. As instalações do Guarujá ainda vão receber a visita in loco do Ministério da Educação (MEC). O órgão realizará duas avaliações simultâneas: a de autorização do curso de Medicina e de credenciamento do campus fora de sede. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem