CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Veterinária transmite cirurgia ao vivo pela internet

Atividade faz parte da disciplina de Patologia Cirúrgica e exibe sutura na íntegra aos alunos do 7º termo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Veterinária transmite cirurgia ao vivo pela internet
Procedimento cirúrgico em equino é monitorado por equipamentos de ponta
Foto: Gustavo Justino Veterinária transmite cirurgia ao vivo pela internet
Joystick controla os movimentos e posicionamento da câmera para transmissão
Foto: Gustavo Justino Veterinária transmite cirurgia ao vivo pela internet
Auditório se transformou em sala de cinema para os acadêmicos do 7º termo

A tecnologia é de cinema, mas o conteúdo exibido não tem pré-produção ou cortes, acontece em tempo real. O cenário é o Centro Cirúrgico de Grandes Animais, do Hospital Veterinário, no campus II. No enredo, a cirurgia de um cavalo transmitida ao vivo pela internet para os acadêmicos do 7º termo do curso de Medicina Veterinária da Unoeste, acomodados na sala do Auditório Carvalho, no bloco B3. A atividade inserida na disciplina de Patologia Cirúrgica é novidade e foi exibida pela primeira vez para os acadêmicos na última quarta-feira (8).

A inovação surge como uma alternativa, já que a universidade atende as exigências do Comitê de Ética no Uso de Animais, conforme explica a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Glaucia Prada Kanashiro. “O maior benefício é conseguir mostrar a prática aos alunos, só que com o respaldo da tecnologia. Eles podem ver acontecendo ao vivo, em tempo real, é tudo de verdade. E quando surgem dúvidas a professora está preparada para esclarecer”. A docente detalha ainda que antes da ferramenta ser utilizada com os acadêmicos foi testada para a Reitoria da Unoeste.

O designer institucional da universidade Antônio Sérgio Alves de Oliveira, responsável por toda essa tecnologia, explica que sua função é transformar a teoria em algo interativo. Para isso, precisou pesquisar por mais de um ano até encontrar os equipamentos ideias. “Estes têm uma qualidade absurda, de primeira linha. Funciona via internet pelo sinal de wi-fi, então depende deste sinal para uma transmissão 100%, mas aqui está ótimo. Digo que é tecnologia de cinema, porque é o mesmo equipamento usado em grandes produções como Ben Hur, Perdidos em Marte e Mad Max”, detalha. Usando a ferramenta para transmissão da cirurgia, Oliveira ressalta a sensação. “A adrenalina é muito grande, sabemos que tem muita gente assistindo e toda cirurgia tem um risco”.

E enquanto o procedimento de sutura das camadas musculares do animal era realizado, os acadêmicos, orientados pela docente Camila Ângela Bernardi, se surpreendiam com o que viam na tela do auditório. “Achei bem diferente, chama a nossa atenção, faz a gente se interessar. Não tem como todo mundo entrar no centro cirúrgico porque somos uma turma grande. Hoje em dia tudo está ligado à tecnologia e isso é interessante”, conta a aluna do 7º termo, Mariana Batista da Silva. Já a estudante Fernanda Nobre Bandeira Monteiro, também do 7º termo, falou da importância da base teórica antes da atividade. “A professora Camila já deu a teoria na disciplina de Técnica Cirúrgica, e sem isso não seria possível compreender nada. Acho que isso mostra um pouco da estrutura que temos que é muito boa”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem