CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Evento aborda estudos em avaliação de Tecnologias em Saúde

Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde da Famepp agora conta com a participação de pesquisadores de outras áreas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Evento aborda estudos em avaliação de Tecnologias em Saúde
Dra. Evelinda Trindade, coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da secretaria estadual

Melhorar o serviço de saúde, por meio da tríade ensino, pesquisa e extensão, é o objetivo do Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (Nats) da Faculdade de Medicina (Famepp/Unoeste). Em funcionamento desde 2014, tem grande relevância no Estado de São Paulo, integrando a Rede Paulista de ATS, vinculada à Rede Brasileira (Rebrats) do Ministério da Saúde. Dando continuidade aos trabalhos, a novidade deste ano é a ampliação do campo de atuação, com a participação de pesquisadores de outras áreas, o que efetiva seu caráter multidisciplinar.

Na tarde dessa segunda-feira (24), o Nats/Famepp realizou o 1º Encontro de Estudos em ATS, no auditório do Hospital Regional (HR). Além dos cursos que integram o núcleo, também participaram representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Unesp, Unoeste e HR – todos parceiros. Na ocasião, a Dra. Evelinda Trindade, coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da secretaria estadual, ministrou palestra “Articulação entre Ensino e Serviço na Área de Avaliação de Tecnologias em Saúde e Saúde Baseada em Evidências”. Sobre a ampliação do núcleo na Unoeste para outras áreas, ela pontua ser um ganho potencial para todos, pois se cria argumentos para que os recursos sejam melhores utilizados e otimizados, dirigidos exatamente para as necessidades da população.

“A interdisciplinaridade é importante no ambiente acadêmico e assistencial como um todo. A integração das disciplinas é o que nos permite antever e oferecer o que a nossa Constituição prevê: prestar serviços de saúde integrais e integrados”. Evelinda explica que não existe uma área mais necessária que a outra. Como exemplo, cita o caso de um paciente que não consegue se reabilitar porque deixou de fazer fisioterapia após uma cirurgia ortopédica de alta complexidade. Nos casos de idosos com osteoporose que fraturam a bacia, por exemplo, a palestrante informa que o índice de mortalidade é mais de 30%. Muitos fazem a cirurgia, mas falecem nos próximos seis meses. Segundo ela, dentre outros fatores, isso mostra a falta de apoio psicológico para que essas pessoas não se deprimam e entendam suas limitações; falta também fisioterapia mais intensa para que elas recuperem a mobilidade.

Foto: Mariana Tavares Édima Mattos e Nilva Galli, na abertura do evento
Édima Mattos e Nilva Galli, na abertura do evento
A coordenadora do Nats/Famepp, Dra. Édima de Souza Mattos, frisa que o núcleo tem ainda como objetivo “promover, constantemente, capacitação técnica de seus membros, a fim de fomentar a articulação entre ensino, pesquisas clínicas e serviços na área de avaliação em Tecnologias em Saúde e Saúde baseada em evidências”. Segundo a docente, o Nats é importante não apenas para a universidade, mas também para todos os órgãos gestores e profissionais da saúde. “Será um importante centro de pesquisa, disseminação de conhecimento e elaboração de projetos técnicos para criação de políticas públicas para Prudente e para o SUS”.

Quem também participou do evento foi a coordenadora do curso de Medicina, a médica Nilva Galli, a qual agradeceu a vinda da Dra. Evelinda e reforçou a importância do núcleo para a região, destacando a ampliação para outros campos de atuação com o envolvimento de outros cursos da Unoeste, agora também com Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Estética e Cosmética, Radiologia, Psicologia e Educação Física. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem