Facic Jr. incentiva arrecadação de óleo de cozinha usado
Projeto é realizado em parceria com a Sabesp; contêineres de coleta estão localizados nos dois campi da universidade

Nos quiosques dos campi I e II da Unoeste os acadêmicos comem pizzas, lanches e salgados nos intervalos das aulas; e nos bairros vizinhos moradores e comerciantes preparam diversos alimentos em suas casas ou estabelecimentos. Em todas essas situações, o óleo é ingrediente fundamental no preparo das refeições, mas, por outro lado, também é um grande vilão, já que após o seu uso, muitas vezes, é dispensado nas pias ou lixos convencionais, agredindo o meio ambiente. Para mudar essa realidade, a Facic Jr., empresa júnior dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Agronegócio e Gestão de Recursos Humanos da Unoeste, estabeleceu uma parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) com o intuito de incentivar a participação da comunidade acadêmica no Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura (Prol).
“O gestor e o administrador moderno precisam compreender que não dá para conduzir uma empresa sem compreender o impacto que ela causa ao meio ambiente. Nesse contexto, nos envolvemos em projetos que possam preparar da melhor maneira o nosso futuro profissional”, explica o professor doutor Alexandre Godinho Bertoncello, um dos responsáveis pela iniciativa na universidade.
De acordo com o docente, o trabalho dos universitários da Facic Jr. consiste na conscientização da comunidade acadêmica sobre o descarte correto do óleo de cozinha, além da disseminação dessas informações aos arredores dos campi em residências, lanchonetes e restaurantes. “Para incentivar essa prática, colocamos dois contêineres do projeto da Sabesp no campus I (entrada do bloco B) e no campus II (entrada do bloco B3, piso 1)”, explica.
Fábio Ribeiro Nunes, gerente do departamento administrativo e financeiro do Baixo Paranapanema da Sabesp alerta que o despejo inadequado do óleo de fritura pode causar a contaminação dos corpos hídricos, além de entupimentos nas instalações internas das casas e nas redes de coleta de esgotos. “Esse projeto vai além da minimização dos impactos ambientais, pois contempla o aspecto social, já que esse material recolhido é encaminhado gratuitamente para a Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente (Cooperlix)”. Para ele, a parceria firmada com a Unoeste é importantíssima. “Esse trabalho desenvolvido pela universidade será capaz de disseminar a importância do descarte correto dessa substância, que será refletido no aumento da arrecadação nos pontos de coleta do Prol”.
Weverton Seles Coelho Nunes, 21, cursa o 7º termo de Administração e é um dos envolvidos na campanha. “Participei desde a criação até a efetivação desse projeto que possibilitou a parceria com a Sabesp. Para nós, essa ideia é muito nobre, pois se resume em preservar o meio ambiente e contribuir com a renda dos cooperados da Cooperlix”. Acrescenta que as ações de conscientização unem o conhecimento teórico com a prática. “É fantástico visualizar o apoio que recebemos da universidade por meio de todos os docentes da Facic Jr., o que demonstra a preocupação da instituição com a sustentabilidade”, conclui.
Descarte correto – Tem óleo de cozinha usado em casa e quer ajudar o meio ambiente? Contribua com o Prol! Para o descarte correto é preciso seguir a seguinte recomendação de Nunes: “é fundamental que o óleo esteja armazenado em uma garrafa pet com tampa para que não ocorra vazamentos no local de depósito”.
Pontos de coleta – Além da universidade, a Sabesp disponibiliza contêineres de recolhimento em três pontos:
• Avenida Coronel José Soares Marcondes, nº 3623, Jardim Bongiovani – de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h.
• Rua Coronel Albino, nº 3099, Jardim Eldorado – todos os dias da semana em qualquer horário.
• Rua Cristo Redentor, nº 20, Vila Mathilde Vieira – todos os dias da semana em qualquer horário.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste