Jaú se prepara para a chegada do curso de Medicina
Comunidade jauense está cada vez mais otimista com a vinda da Unoeste; visita e autorização do MEC são os próximos passos

Um sonho que está prestes a se tornar realidade! É assim que a comunidade de Jaú enxerga a chegada da Unoeste no município paulista, por meio da implantação do curso de Medicina. Nesta segunda-feira (5), o pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste, juntamente com uma equipe de docentes e funcionários administrativos, esteve na cidade para um encontro com os gestores da área da saúde.
Segundo Creste, a instituição está alçando novos voos o que exige responsabilidade, dedicação e planejamento. “A Unoeste foi selecionada pelo MEC para a implantação do curso de Medicina em Jaú e também no Guarujá, o que demonstra toda a seriedade do trabalho que realiza ao longo dos seus 45 anos de história”. O pró-reitor, durante visita a Jaú, destaca ainda que o forte acolhimento do município é outro fator muito motivador. “Atualmente, estamos em fase de consolidação do nosso projeto, com o processo de pré-seleção de professores e funcionários administrativos, além da conclusão das obras no Hospital Thereza Perlatti”.
Ele explica que as etapas seguintes referem-se à visita in loco do Ministério da Educação (MEC). “Existe uma previsão de que nos próximos 60 dias, a universidade passe por duas avaliações simultâneas: a de autorização do curso de Medicina e de credenciamento do campus jauense”. Depois, conforme Creste, o órgão federal terá 90 dias para publicar no Diário Oficial da União (DOU) o ato autorizativo para o funcionamento do campus fora de sede. “A graduação será avaliada por três anos até o reconhecimento. Após esse período, planejamos propor novos cursos para Jaú, a fim de aproveitar a estrutura de ponta que está sendo projetada no município”.
Partindo da premissa de que nada se faz sozinho, Creste frisa que as parcerias são de fundamental importância, como a estabelecida com a rede de saúde de Jaú, para uma formação médica de qualidade, com profissionais que atendam os anseios da população. Representando os Poderes Legislativo e Executivo na visita desta segunda (5), o vereador José Fernando Barbieri relata que a população está muito feliz com a possível chegada da Unoeste à cidade. “Estamos há meses trabalhando para a concretização desse sonho que está cada vez mais perto de se tornar real. Acompanhamos de perto as obras da universidade no hospital e oferecemos todos os subsídios para que o curso possa contribuir com a saúde da população e o munícipio possa colaborar na formação dos futuros médicos”. Barbieri acrescenta que o exemplo positivo de outras cidades que abrigam o curso de medicina, deixa a sociedade jauense bem otimista. “O antes e o depois é muito visível e, nesse sentido, acreditamos que a vinda da Unoeste será capaz de fomentar a economia local e regional”.

Cronograma – A comitiva da Unoeste teve uma agenda lotada esta semana em Jaú. Inicialmente realizou-se uma reunião para a apresentação do curso de Medicina aos representantes das vigilâncias epidemiológica e sanitária, gerência de redes de Unidades Básicas de Saúde, Núcleo de Gestão Assistencial e Avaliação, Controle e Regulação. Na ocasião, o professor da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e consultor pedagógico da Unoeste, Dr. Rinaldo Henrique Aguilar da Silva explanou sobre a implantação da graduação e a articulação ensino-serviço-comunidade. Após o encontro, foram realizadas visitas ao Hospital Amaral Carvalho, Santa Casa e unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Pedro Ometto.
“Estamos felizes em saber que a Unoeste poderá atender uma demanda da nossa cidade e região”, comenta Wagner Brasil de Barros, secretário municipal de saúde. Quem compartilha desta visão, é o diretor superintendente da Fundação e Hospital Amaral Carvalho, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro. “A chegada do curso de Medicina em Jaú é uma grande conquista. Acredito que esse tipo de formação é fundamental para o Estado e país. Tenho certeza de que a universidade proporcionará uma excelente formação médica, pois isso já é muito bem feito em Presidente Prudente”. O provedor da Santa Casa, Alcides Bernardi Junior declara que nesta nova fase do município, a unidade de saúde será uma parceira da Unoeste. “Tenho certeza que vamos trabalhar juntos e que a Santa Casa poderá se tornar futuramente um hospital escola”, conclui.
Comitiva – Além de Creste e Silva estiveram presentes na viagem a Jaú, Maria Aparecida de Souza (diretora de laboratórios e clínicas), Ilsa Martha de Souza (coordenadora administrativa de Medicina), Terezinha Fátima de Souza (coordenadora de laboratórios e clínicas), Ligia Maria Delfino Caldeira (responsável técnica do Laboratório de Análises Clínicas), Larissa Sapucaia Ferreira Esteves (docente de Enfermagem e coordenadora da Residência Multiprofissional), Regina Liberati Silingovschi (coordenadora da rede de bibliotecas), Ana Teresa Silva Maia de Araújo e Michel Jorge Cecílio (docentes de Medicina), Fabricio Bonillo e Emanoel Buzetti (engenheiro e arquiteto do Departamento de Engenharia) e Claudio Sitolino (do setor de infraestrutura de Tecnologia da Informação).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste