Gastronomia realiza workshop de produção de pães funcionais
Participantes elogiam conteúdo, didática do professor e estrutura do laboratório de Panificação/Confeitaria

Pães funcionais estão entre os alimentos com propriedades benéficas ao organismo e também com mais fibras que os pães convencionais, motivos pelos quais entram na dieta de pessoas que buscam prevenir ou controlar doenças crônicas como diabetes, colesterol e pressão alta. No “cardápio” de workshops ofertados pelo curso de Gastronomia da Unoeste consta o de pães funcionais, que aconteceu na tarde dessa terça-feira (26), com aula do professor chef Carlos Henrique Mancuzo.
Realizado no laboratório de Panificação/Confeitaria, o conteúdo proporcionou conhecimentos sobre o conceito de pães funcionais, mise em place (por em ordem) para o preparo individual, demonstração do preparo das massas, produção, fermentação das massas, descanso das massas, modelagem e cocção (forneamento de pães). Foram produzidos pão de centeio com chocolate, ameixa e macadâmia; pão integral com iogurte e cúrcuma, recheado com ricota e peito de peru; e focaccia integral com multigrãos e tomilho.
A proposta foi a de proporcionar aos participantes, com aulas teórica e prática, habilidade e atualização de conhecimentos sobre técnicas para a produção de pães funcionais, empregando os melhores processos e os melhores ingredientes, seguindo o padrão do curso de Gastronomia. Para o workshop, o professor Mancuzo contou com os serviços auxiliares de suas alunas do 2º termo Adriana Lessa e Cristiane Zangerolami.
A farmacêutica Nayara Barcelos Schott, de Martinópolis, está buscando na gastronomia uma segunda fonte de renda, tendo iniciado a produção de pães há dois meses. Na procura de curso para ampliar seus conhecimentos em panificação, encontrou no site da Unoeste o workshop de pães funcionais, se inscreveu, compareceu e gostou do que aprendeu. Ela comentou que foi bem informativo e didático, ministrado por um bom professor e em um ambiente de ótima estrutura.
Serviço – O curso de Gastronomia recebe inscrições para outros workshops, feitas pela homepage da Unoeste, na seção Fique por Dentro.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste