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Sobe conceito do mestrado em Educação na avaliação da Capes

Conquista é creditada ao empenho coletivo; demais cursos da pós stricto sensu mantiveram os conceitos


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Foto: João Paulo Barbosa Sobe conceito do mestrado em Educação na avaliação da Capes
Equipe do mestrado em Educação com o pró-reitor Dr. Adilson Guelfi

Sai o resultado da avaliação quadrienal (2013/2016) feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação. Agora, todos os cursos da pós-graduação stricto sensu da Unoeste têm o conceito 4, a exceção dos recém-instalados com conceito 3 e que somente serão avaliados após quatro anos. A novidade foi o Programa de Mestrado em Educação que alcançou o conceito 4. Conquista creditada ao desempenho coletivo, com o envolvimento de alguns setores.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, cita as atuações dos corpos docentes e discentes de todos os cursos, considerando o trabalho árduo tanto para manutenção quanto para elevação do conceito. Agradece à Reitoria, todas as pró-reitorias, em especial a administrativa, e à Unoeste através de sua mantenedora: a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec). “Houve confiança no nosso trabalho e isso foi fundamental, assim como o fato de os professores entenderem um novo modelo de atuação, sustentado na educação”, disse o pró-reitor.

Para Guelfi, com as mudanças os resultados começaram a chegar e são todos de qualidade, confirmando a Unoeste como centro de excelência em todos os seus produtos, da graduação à pós-graduação; no ensino, na pesquisa e na extensão. No seu entendimento, dois itens foram fundamentais para o mestrado em Educação se igualar em conceito com os demais programas: a produção intelectual docente, com o desenvolvimento de pesquisas e publicações dos seus resultados que obtiveram reconhecimento nacional e internacional; e o desempenho dos alunos.

A coordenadora do programa, Dra. Maria Eliza Nogueira Oliveira, reafirma o que disse o pró-reitor sobre ter sido essencial as produções discentes, com orientação docente, (com peso de 70%) na avaliação e com 80 dissertações ao longo dos quatro anos, com as defesas públicas ocorridas dentro do prazo de 30 meses, uma taxa de desistência baixa e mais de 90% saíram com a titulação. Foram cinco os eixos avaliados pela Capes: proposta do programa, corpo docente, corpo discente (desempenho e dissertação), produção intelectual e inserção social.

Dentre os benefícios do conceito 4, estão o de contribuir para projetar a Unoeste em um patamar ainda melhor no segmento da educação; o de ampliar as chances de obtenção de financiamento para pesquisas junto às agências de fomento; e a possibilidade de pleitear e obter o doutorado, como pode fazer o Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e como já ocorreu com os programas de Agronomia e Ciência Animal.

A elevação do conceito do mestrado em Educação é visto por Maria Eliza como resultado do desempenho muito grande de todos os docentes em melhorar a produção, com artigos publicados em periódicos qualificados; bem como a atuação da coordenação do quadriênio, pelas doutoras Camélia Santina Murgo e Raimunda Abou Gebran; e ainda o suporte proporcionado pelo serviço de secretaria com a Idalina de Oliveira Lima, a Ina. “Daqui para frente temos o desafio da continuidade ao excelente trabalho coletivo, no sentido de manter o que foi conquistado; e nos empenhar em buscar novas vitórias”, disse Maria Eliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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