Ação social da Unoeste presta 4 mil atendimentos em Epitácio
Proposta de transformação obtém o testemunho de mudança de vida para melhor, da edição anterior à atual

Em mais uma ação social da Unoeste em Presidente Epitácio, no mutirão de prevenção à saúde e vários outros serviços no sábado (20), foram prestados 4.035 atendimentos. As atividades do Programa Unoeste Transforma, juntamente com a prefeitura e outros parceiros, ocorreram das 8h às 12h na Escola Estadual Professor Jacinto de Oliveira Campos. A cuidadora de idosos, Maria Josefa Macedo Nogueira, deu um testemunho da transformação ocorrida em sua vida, da edição anterior até a atual.
Em agosto do ano passado, ela passou por avaliação e recebeu orientações na atividade ofertada junto ao curso de Nutrição. Estava com 72 quilos e 96 centímetros de circunferência da cintura; sendo estes alguns dos dados sinalizadores de risco de problemas com a saúde. Então, foi aconselhada a buscar atendimento médico, adotar alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente. Seguiu os conselhos e mudou de vida: dorme melhor e tem mais disposição para o trabalho, além de encontrar tempo para várias outras atividades.
Tudo isso tem ainda um fator adicional muito significativo: Maria arrastou o marido para os novos hábitos, o motorista Alexandro. A única diferença está na atividade física aos finais de tarde, ao ar livre: ela caminha na orla, à margem do rio Paraná; ele anda de bicicleta. “A idade é um fator que pesa na saúde, mas não é determinante”, comenta e elogia os serviços prestados pela Unoeste. A ação em que esteve no ano anterior foi a Caravana de Saúde, que a universidade fazia com a Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp).

Na cidade, as consultas com médicos e enfermeiros são em média 4 mil por mês, incluindo orientação à prevenção que é uma medida também praticada em atividades externas, a exemplo do Programa Saúde na Escola (PSE). A prefeita Cássia Regina Zaffani Furlan, farmacêutica formada pela Unoeste, diz que o Unoeste Transforma é um programa muito positivo, cujo ganho maior está em conscientizar a população de que prevenir representa mais saúde e menos gasto. “Para o município é bem melhor a medicina preventiva do que a curativa”, afirma o secretário.
A trabalhadora em serviços autônomos, Cassemira Rodrigues de Moraes, comenta que não tem tempo de ir com frequência ao médico e que ajuda muito o fato de receber diferentes serviços de saúde em um único lugar, em um sábado pela manhã. O professor de educação física Fábio Pretti Soares diz ser uma oportunidade de a comunidade ser atendida com mais agilidade. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, avalia o evento como “ação de cidadania” e diz que na prática é uma “ação social integrada com a aprendizagem”.
Luciane Escarabajal está concluindo o curso de Farmácia e nos últimos dois anos esteve envolvida em ações de extensão. “São atividades que ajudam muito em nossa formação, ao estreitar o nosso vínculo com a população. A gente se solta, se torna mais útil e melhora também o lado pessoal”, conta a estudante que faz estágio supervisionado em farmácia de manipulação, com a possibilidade de ser contratada. O que, para ela, tem a ver com o ensino de qualidade, no qual está inserida a prática associada com a aprendizagem.
Guelfi faz um balanço positivo do Unoeste Transforma em Presidente Epitácio, cidade para a qual estão em andamento outras parcerias nas áreas de planejamento urbano, tratamento de resíduos sólidos e castração de animais para controle da população de cães e gatos. Guelfi agradece a prefeita Cássia e toda sua equipe pelos bons resultados obtidos na ação social e aos demais envolvidos: Polícia Militar, Lions Clube, Sindicato Rural Patronal junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), Andorinha e Elitur.
A gratidão à prefeita foi manifestada com a entrega de tela produzida na hora pelo artista Plástico Josué Pantaleão, professor do curso de Artes Visuais, que esteve acompanhado pela coordenadora Denise Quintanilha. O ato foi acompanhado por Guelfi e pela vereadora Brasilina Olegario Massoco, mais conhecida como Brasília da Saúde, quem elogiou o evento, agradeceu à universidade e classificou o Programa Unoeste Transforma como ação de promoção da cidadania.
Estiveram na prestação de serviços 127 estudantes e 20 professores. Também atuaram profissionais de diferentes áreas e vinculados aos apoiadores da universidade neste evento. Os serviços foram nas áreas de medicina, farmácia, biomedicina, ciências biológicas, odontologia, fonoaudiologia, estética e cosmética, medicina veterinária, educação física, nutrição, psicologia, radiologia, fotografia, artes visuais, publicidade e propaganda, design gráfico, jornalismo, fisioterapia e pedagogia presencial e a distância.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste