CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisas são apresentadas em eventos no Brasil e nos EUA

Qualidade da produção em ciência animal é evidenciada pela projeção obtida pelos trabalhos apresentados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Pesquisas são apresentadas em eventos no Brasil e nos EUA
Dr. Santarém durante palestra integrada à mesa-redonda da qual fez parte

Produções junto ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal da Unoeste conseguem obter projeções na maior conferência americana de veterinários oftalmologistas, em Minneapolis; e no congresso que reuniu renomados pesquisadores brasileiros da parasitologia veterinária, em Londrina. A Dra. Silvia Maria Caldeira Franco de Andrade apresentou dois trabalhos nos Estados Unidos. O Dr. Vamilton Álvares Santarém fez palestra e respondeu perguntas em mesa-redonda sobre vermes parasitas em cães e gatos, além de apresentar três trabalhos na quarta maior cidade do sul brasileiro.

Algo comum aos dois pesquisadores, e que colocam em evidência à instituição a qual estão vinculados é o fato de Santarém ter sido um dos dois únicos representantes de universidades particulares entre os muitos participantes brasileiros e estrangeiros do 20º Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária; e Silvia Maria ser a única a estar representando uma universidade particular brasileira no 49º Animal Scientific Meeting of the American College of Veterinary Ophthalmologists. Para eles, estas inserções em eventos tão importantes representam o reconhecimento à qualidade da produção científica desenvolvida na Unoeste.

Os trabalhos apresentados por Silvia Maria foram produzidos por dois alunos que orientou no doutorado: Marcos Rogério Sgrignoli e Danielle Alves da Silva, respectivamente sobre transplantes de célula-tronco e o uso de ómega 3 na recuperação lacrimal de cães acometidos pela doença olho seco. Todos os 22 animais transplantados tiveram a recuperação da função lacrimal, com as células-tronco ofertadas pela empresa de biotecnologia Regenera, de Campinas. O mesmo ocorreu com os 45 cães tratados com ômega 3.

Nesta conferência a professora encontrou o ex-aluno Leandro Teixeira, graduado em Medicina Veterinária na Unoeste, atualmente professor concursado como patologista de oftalmologia da University of Wisconsin-Madison. A conquista de Teixeira é vista como um dos bons resultados de formação profissional pelo curso que oferece ensino, pesquisa e extensão. No congresso em Londrina, Santarém apresentou trabalho desenvolvido por um grupo de alunos da graduação e outros de egressos do mestrado: Aline da Silveira Batista e Adilson Cardoso de Oliveira.

As pesquisas feitas em dois bairros de vulnerabilidade social ofereceram dados que, junto aos de publicações de outros pesquisadores, foram apresentados por Santarém para mostrar como a toxocaríase é uma zoonose negligenciada, que atinge as pessoas, principalmente crianças e adolescentes, através da ingestão de ovos dos parasitas Toxocara depositados no ambiente em fezes de cães e gatos. Com a eclosão dos ovos no intestino humano, a larva liberada penetra na mucosa intestinal e daí migra para órgãos como o fígado, os pulmões e o coração.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem