Alunos fazem visita técnica à hidrelétrica de Salto Grande
Ação de extensão da Fipp promoveu conhecimento sobre tecnologias na área de produção de energia elétrica

Em mais uma prática de extensão da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), um grupo de 32 alunos estiveram nesta terça-feira (13) em visita técnica à Usina Hidrelétrica de Salto Grande “Lucas Nogueira Garcez”, localizada no rio Paranapanema, entre Salto Grande (SP) e Cambará (PR). Foi uma oportunidade de conhecer tecnologias na área de geração de energia e medida de compensação ambiental no setor de piscicultura.
Os estudantes foram acompanhados pelos professores doutores Francisco Assis da Silva e Édima de Souza Mattos, que cadastraram a extensão juntamente com o professor Dr. Sidnei de Oliveira Souza e o coordenador de cursos Haroldo Alessi. A recepção foi monitorada por Luiz Carlos Fillipini e José Luiz das Neves. O primeiro setor visitado foi de piscicultura, onde é mantido o Programa de Manejo Pesqueiro para soltura de peixes em oito reservatórios no rio, de concessão da CTG Brasil.
Conforme Édima, o objetivo é promover compensação ambiental por danos provocados com as instalações de usinas hidrelétricas. “O senhor Filipini explicou toda tecnologia de criação de peixes, desde a incubadora até a fase adulta”, comenta e afirma que a visita à usina foi um sucesso, considerando que os alunos ficaram encantados com o que viram e as informações recebidas, prestadas pelo monitor com o qual interagiram o tempo todo, fazendo perguntas.
“Foi um novo mundo de tecnologia apresentado aos olhos de todos. Os alunos conheceram a tecnologia necessária para funcionamento das turbinas pela água; a geração e distribuição de energia; e a interligação entre os vários procedimentos tecnológicos. Creio que, além dos conhecimentos em tecnologias, tenha sido importante a conscientização de muitos alunos sobre a descoberta da importância da água em nossa vida e a premente necessidade de economiza-la”, pontua Édima.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste