CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Servidores são capacitados em fazer gerenciamento de rotina

Procedimentos de qualidade total de gestão estão sustentados em metodologia ativa e algumas ferramentas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Servidores são capacitados em fazer gerenciamento de rotina
Realização do segundo módulo da capacitação, nesta quinta-feira (15)

Em sua constante preocupação com a melhoria dos serviços prestados no ensino superior, a Unoeste promove mais uma ação voltada para capacitar servidores de alguns setores, tais como a Pró-reitoria Acadêmica (Proacad), Núcleo de Educação a Distância (Nead) e Rede de Bibliotecas. A capacitação em gerenciamento de rotina é ofertada em módulos com aulas que iniciaram neste mês de março e irão até abril, sendo que a partir daí serão realizados os módulos e acompanhamento, com reuniões, que irá até o final de junho.

A coordenadora geral do Nead Sonia Sanae Sato comenta que o objetivo é capacitar os servidores a implementar gerenciamento de rotina, sempre em busca de melhores resultados. A capacitação é conduzida pelo professor José Carlos do Nascimento, engenheiro eletricista que durante duas décadas trabalhou para o Grupo Rede, no qual pode experimentar aplicações das ferramentas que propõe e obter resultados práticos. Sua base metodológica é sustentada em aprendizado na Fundação Vanzolini, vinculada a Escola Politécnica da USP.

Também utiliza o que aprendeu na Fundação Dom Cabral, a escola brasileira de negócios com padrão internacional; na Fundação Christiano Ottoni, instituição de pesquisa de Belo Horizonte/MG; e no Instituto Nacional de Qualidade. Nascimento aplica que a ideia é, por meio da metodologia ativa que tem o aluno como agente principal de seu próprio aprendizado, oferecer algumas ferramentas que permitam procedimentos da busca pela qualidade total de gestão.

Foto: João Paulo Barbosa Professor José Carlos do Nascimento ao ministrar a capacitação
Professor José Carlos do Nascimento ao ministrar a capacitação
Uma das ferramentas é o PDCA, utilizada no controle de processos e sustentada no foco da solução de problemas a serem trabalhados em quatro fases. A primeira delas, definida com plan, de planejar e identificada pela letra P, estabelece a definição das metas e define os métodos para chegar lá. Na sequência está o DO, do fazer e da letra D, que se refere ao treinar ou educar para a execução de um trabalho. “Se não treinar, é possível que não irá alcançar um bom resultado”, comenta.

A terceira ferramenta é o Check, de verificar e da letra C, relacionado à análise dos resultados obtidos com as medidas adotadas no treinamento e na execução. O ciclo é fechado com o Action, de agir e da letra A, vinculado à atuação no produto final que, se der bons resultados, pode ser adotado como novo padrão. Ainda assim, outras ferramentas devem ser testadas, a exemplo do diagrama de Ishikawa, pelo qual são avaliadas causa e efeito de um processo para solucionar problemas e chegar a um resultado esperado.

“Não são ferramentas acadêmicas, mas que tenho utilizado por mais de 20 anos e que apresentam bons resultados. Existem maneiras diferentes de se fazer uma mesma coisa, mas temos que descobrir qual a melhor delas em relação ao que pretendemos alcançar. Então, usando o aquário como analogia, digo que precisamos sair de dentro dele para olhar para ele e enxergar o que pode ser feito diferente. Esse fazer diferente não é uma questão de rebeldia, mas de buscar resultados melhores naquilo com o que trabalhamos”, explica Nascimento.

A capacitação cadastrada como curso junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) teve o segundo módulo realizado durante a tarde desta quinta-feira (15), na sala de vídeo do Nead, com a aplicação do seguinte conteúdo: como estabelecer metas, como atingir metas e corrigir anomalias e como aplicar a técnica de brainstorming, utilizada como dinâmica de grupo e aplicada para explorar a potencialidade criativa individual e coletivamente.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem