CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos de Ciências Contábeis visitam Usina Itaipu Binacional

Docente Ricardo Teotonio levou 35 estudantes para conhecer a parte contábil da empresa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Alunos de Ciências Contábeis visitam Usina Itaipu Binacional
Atividade extracurricular: acadêmicos dos 1º ao 8º termos participaram da visita técnica

Líder mundial em produção de energia limpa e renovável, a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, que fica no Rio Paraná entre o Brasil e o Paraguai, é um ponto turístico conhecido. Mas não foi o turismo que levou os acadêmicos de Ciências Contábeis da Unoeste para lá. Os 35 estudantes dos 1º ao 8º termos do curso, acompanhados pelo docente Ricardo Alexandre Borges Teotonio, conheceram o departamento contábil da empresa.
 
Com uma proposta contábil diferenciada, a usina se paga com o próprio lucro. “É um conhecimento exclusivo. Não existe na América latina outra organização com esse tipo de contabilidade. Todo o lucro é destinado ao pagamento do seu financiamento”, explica Teotonio. Os acadêmicos aprenderam sobre o plano de contas, o grupo de despesas da empresa e desenvolvimento sustentável. “Depois assistiram uma palestra com um contador de lá para falar sobre a criação e o financiamento”, completa.
Foto: Cedida Docente Ricardo Teotonio foi o responsável pelos 35 acadêmicos do curso
Docente Ricardo Teotonio foi o responsável pelos 35 acadêmicos do curso

 
Os futuros contadores passaram por toda a estrutura da empresa. Visitaram a sala de controle, a de distribuição de energia, o museu de fotos e assistiram a um documentário sobre a construção da empresa. “Eles não tinham noção de como funcionava a contabilidade. Lá o lucro é custo, é o pagamento da empresa. Um conhecimento agregador”, destaca o docente.
 
O acadêmico do 5º termo, Iago Santos do Ó Souza imaginava encontrar algo diferente, mas se surpreendeu com a organização e a objetividade da palestra. “Não conhecia a contabilidade deles, é única mesmo. Só em Itaipu acontece isso. São dois países tomando conta e existe um respeito, uma igualdade entre eles. Tudo muito bem pontuado”, afirma o estudante que destacou a preocupação com a responsabilidade social que a empresa possui.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem