CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Epitácio busca parceria da Unoeste sobre demanda do turismo

Primeira ação tem a iniciativa da Associação Comercial na formação de garçom pelo curso de Gastronomia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Epitácio busca parceria da Unoeste sobre demanda do turismo
Montagem de mesa fez parte do curso de garçom, em Epitácio

Diante da realidade atual, da estimativa e crescimento do turismo em Presidente Epitácio, na condição de única cidade qualificada como estância turística no oeste paulista, a iniciativa privada e o poder público buscam a parceria da Unoeste para dar continuidade. O ponto de partida foi o curso de garçom solicitado pela Associação Comercial e Industrial de Presidente Epitácio (Acipe), realizado na semana passada. A administração municipal mantém entendimentos para outras ações, junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

O curso “Garçom: a arte de atender” teve aula de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, com a participação de 28 alunos, alguns que já estão e outros pretendem exercer a profissão. O professor Lucas Ferreira Santiago disse que foram aplicados conteúdos sobre atendimento, recepção, organização de sala e bar, serviço à mesa do cliente, postura ética e profissional e montagem de mesas, “com excelente aproveitamento que demonstraram vontade em aprender”. O curso foi realizado no Restaurante e Pizzaria Choppão, em Presidente Epitácio.

Miriam Alves de Souza Silva já trabalhou como doméstica e cozinheira, mas está desempregada e viu a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. Comentou que o curso foi muito bom e que se sente preparada. Victor Hugo Cândido Costa é serralheiro, mas quer ingressar no ramo de hotelaria, das pousadas e bares; por isso, foi buscar formação. Felipe Rodrigues de Oliveira é chapeiro e pretende aprimorar o serviço de atendimento e poder compartilhar com seus dois colegas de profissão.
Para o presidente da Acipe Claudionor Andrade, a expansão do turismo em Epitácio exige mão-de-obra qualificada. O dono do Choppão, Dernival dos Santos, mais conhecido como Denis, está no ramo de bar e restaurante há mais de 20 anos e afirmou que sua parceria com a realização do curso de garçom é para atender uma necessidade do crescimento e para suprir as vagas deixadas por aqueles que estão se aposentando.

O secretário municipal de turismo Frank Celestino de Oliveira manifestou o entendimento de que a qualificação da mão-de-obra é o que tem de mais importante no turismo. “Precisamos para sempre da parceria da Unoeste com Epitácio que é a única estância turística do oeste paulista. Temos o privilégio de ser um município com 112 km de barranca do Rio Paraná e de estar recebendo novos investimentos, como será o Resort Sunset, que significa por do sol, com 350 leitos”, disse o secretário.

O presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Krisley Simões contou que o resort já está em construção na área do antigo thermas e deverá ficar pronto em três anos, oferecendo, além do número expressivo de leitos, 18 piscinas termais, com investimento de R$ 5 milhões na perfuração de um novo poço profundo. A prefeita Cássia Regina Zaffani Furlan falou de seu empenho em estimular a iniciativa privada e buscar parcerias, entre as quais a da Unoeste é de grande importância, para fortalecer o turismo em Epitácio. Nesse sentido, a conversa inicial, na sexta-feira (25), foi com a coordenadora de ações extensivas gerais da Proext, Cidinha Martines.

Foto: João Paulo Barbosa Workshop sobre gordices saudáveis, em Prudente
Workshop sobre gordices saudáveis, em Prudente
Cássia quer fortalecer alguns eventos e criar novos, para os quais pretende obter ajuda da universidade, incluindo o projeto de mobilidade urbana. Assuntos que serão tratados em breve reunião, a ser agenda com o pró-reitor Adilson Eduardo Guelfi. Recente levantamento do Comtur reafirma o potencial de recepção aos turistas com a oferta de 2,9 mil leitos em hotéis, pousadas, ranchos e casas de aluguel.

Durante a alta temporada, de setembro a fevereiro e nas férias de julho, a ocupação é de 87% e, na baixa temporada, 35% dos leitos. São mais de 160 mil turistas por ano, sem contar os que se hospedam nos ranchos, casas de aluguel ou ainda em casas de amigos e parentes. O aumento de consumo de água e energia elétrica indica pelo menos mais 50 mil turistas, elevando para 210 mil, o que representa 4,8 vezes a população epitaciana estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 43 mil habitantes. Tem ainda os excursionistas que passam o dia na cidade, sem se hospedaram, com a estimativa de que sejam 35 mil por ano.

O fomento ao turismo em Epitácio envolve os mais diferentes segmentos, como ocorreu na área social com a realização do curso de garçom que teve três atendidos pelo Unividas, um centro de recuperação de dependentes químicos da cidade. A diretoria social Ângela Magalhães Barbosa disse que os indicados para o curso estão em fase de reintegração social, incluindo a reinserção no mercado de trabalho. “Eles estão se sentindo importantes e isso é essencial para a volta ao convívio social, ainda mais com a oportunidade de poder voltar a trabalhar”, comentou.

Workshop – No sábado (26), das 9h às 13h, foi realizado no curso de Gastronomia o workshop Gordices Saudáveis, ministrado pelas professoras nutricionistas Cristina Atsumi Kuba e Juliana Santiago Santos. Foram 28 alunos que participaram do café da manhã com “gordices” saudáveis, aula demonstrativa e encerramento com degustação, na sala de aula show. Cristina explicou que o curso ensinou a preparação de receitas mais saudáveis para bolos, docinhos e salgadinhos.

“Na versão mais saudável, utilizamos alimentos in natura, sem a adição de açúcar e gorduras saturadas; o que proporciona algum benefício para a saúde. Utilizamos alimentos funcionais, como são os casos de quinoa, castanhas e cacau 100%”, disse Cristina que anunciou, com a previsão para 23 de junho, um workshop com a chef Patrícia Araújo sobre confeitaria sem glúten e sem laticínios.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem