CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Moradores de Marcondes são atendidos em mutirão de saúde

Serviços e orientações prestados por universitários ocorrem em dia de atividade do Programa Escola da Família


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Moradores de Marcondes são atendidos em mutirão de saúde
Explicações pela Liga de Patologia, com a utilização de peças anatômicas

Em atividade articulada com o setor público municipal de saúde, Alfredo Marcondes recebeu durante a manhã de sábado (26) mutirão de saúde vinculado ao Programa Unoeste Transforma. Com 496 atendimentos, os serviços e orientações prestados por estudantes dos cursos de Estética e Cosmética, Odontologia e Medicina estiveram inseridos no Programa Escola da Família na Escola Estadual Filomena Scatena Christófano.

A iniciativa foi do médico pediatra Haroldo Katayama que há 32 anos trabalha em Marcondes e atualmente atende na Unidade Básica de Saúde (UBS), sendo também professor do curso de Medicina. Doenças degenerativas associadas à obesidade, como é o caso do diabetes, provocaram a atenção em despertar o interesse da comunidade em cuidar da saúde.

Durante a semana passada foram realizadas palestras sobre alimentação e atividade física, no sábado ocorreu o mutirão e no domingo a corrida de 3 km. A partir desse despertar, o interesse é de que cuidados e prevenção sejam uma constante junto a população de pouco mais de 4 mil habitantes, conforme Katayama que destacou o fato da comunidade estar aceitando bem.

A vice-diretora do Escola da Família, Maria de Fátima Campos de Novais, disse que o programa está aberto ao envolvimento de mais de 500 alunos do ensino fundamental e médio, com a participação de seus familiares. “Está tendo um grande impacto. O pessoal está participando. Como é algo diferente da nossa rotina, então chama mais a atenção”, disse em relação aos serviços e orientações de saúde pela Unoeste.

Foto: João Paulo Barbosa Higienização facial foi um dos serviços prestados pela Estética e Cosmética
Higienização facial foi um dos serviços prestados pela Estética e Cosmética
A professora Lucimara do Nascimento disse que foi muito proveitoso. “Foi bem esclarecedor”, comentou em relação às orientações da Liga de Patologia com a demonstração de peças anatômicas. “Ouvir falar dá uma noção, mas a demonstrações de órgãos infectados é impactante. Uma coisa é falar sobre o infarto e outra coisa é ver o coração infartado”, avaliou Lucimara.

O casal de aposentados Maria Aparecida da Silva Souza e Pedro Machado de Souza classificou o mutirão como muito bom, pelos serviços e orientações em geral. Porém, mais especificamente para ela, sobre o controle da pressão arterial, e para ele, os cuidados com a artrose no joelho. Maria de Lourdes Cândido da Silva também toma remédio para pressão e afirmou que a orientação recebida foi muito boa.

Acompanhados pela docente e médica Cláudia Álvares Calvo Alessi, os estudantes de Medicina, além da patologia, juntamente com os de Odontologia, prestaram serviços e orientações sobre câncer de mama, do colo do útero e do ovário; cálculo e classificação do índice de massa corporal (IMC), teste de glicemia, aferição da pressão arterial, teste de acuidade visual, teste de Adans para diagnóstico precoce de escoliose, mini exame do estado mental para avaliar funções cognitivas de idosos e palestra sobre humanização na saúde.  

O curso de Estética e Cosmética ofereceu higienização, massagem facial, aplicação de protetor solar e orientação para uso contínuo e manutenção da pela protegida, conforme a professora Rosângela Cristóvão Ferreira. Pela Unoeste, também esteve presente a coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária, Cidinha Martines.
 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem