CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Debate sobre saúde na escola tem a participação da Unoeste

Seminários são realizados com foco em novos olhares para a aprendizagem dos alunos na rede municipal de ensino


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Debate sobre saúde na escola tem a participação da Unoeste
Realização da oficina sobre adaptação escolar, pela Unoeste

Profissionais com atuações voltadas à área de educação, saúde e assistência social participam do 6º Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola – PSE e do 9º Seminário Municipal do Projeto Saúde e Prevenção nas escolas – SPE. São realizações de formação continuada, voltada para a promoção da saúde psicossocial do aluno e prevenção à evasão escolar, no sentido de evitar desdobramentos danosos, tais como: uso indevido de drogas, gravidez na adolescência e várias formas de violência.
 
Amplo debate foi desenvolvido de segunda (30) a quarta-feira (1º) desta semana no Centro de Formação Permanente em Educação de Presidente Prudente (Ceforppe) “Professora Maria do Carmo Ferreira Paula”, localizado no jardim Itaipu. Realizados pelas secretarias da Educação (Seduc) e de Saúde (SMS), os seminários têm o apoio interinstitucional da Unesp e da Unoeste, com a contribuição do Programa de Mestrado em Educação que ofereceu hoje a capacitação sobre adaptação escolar.
 
A psicóloga Dra. Camélia Murgo conduziu, durante a manhã e a tarde, a oficina “Adaptação escolar na infância: associações com problemas de comportamentos externalizantes e internalizantes”. A abordagem passou por aspectos teóricos, estudos na psicologia e na educação. Também foram apresentadas estratégias compreendendo programa de intervenção para desenvolvimento das habilidades sociais, educação positiva e competências socioemocionais em relação aos desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 
Foto: João Paulo Barbosa Dr. Camélia conduziu a oficina sobre adaptação escolar
Dr. Camélia conduziu a oficina sobre adaptação escolar
Os seminários contaram com conferência, palestras, minicurso, oficinas e apresentação de projeto, com a abertura feita pela secretária de educação Sônia Maria Pelegrini, acompanhada do secretário de saúde Valmir da Silva Pinto, da educadora de saúde da Seduc Selma Martin, coordenadora do evento e professora no curso de Medicina da Unoeste; e a diretora técnica do Departamento Regional de Saúde (DRS, Marlene Damasceno, representando o diretor técnico Jorge Yoshinobu Shihara.
 
Na abertura, na segunda-feira (30) à tarde, a Unoeste esteve representada pela Dra. Edima Mattos, professora do curso de Medicina, sendo a portadora dos agradecimentos feitos à universidade, não somente em relação aos seminários, mas aos serviços permanentes em diferentes ações que envolvem cerca de 900 professores e 500 educadoras da rede municipal, juntamente com os gestores e funcionários, no atendimento a 18,7 mil alunos de educação infantil e de ensino fundamental, em 68 unidades próprias e compartilhadas.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem