Campanha de doação de órgãos quer alcançar 70 mil pessoas
Estimativa feita pelos organizadores para 2018 é de que, em Presidente Prudente (SP), seja 133% maior do que a iniciativa do ano passado

Pelo 11º ano consecutivo é realizada em Presidente Prudente (SP), a Semana de Doação de Órgãos e Tecidos, por iniciativa do Lions Centenário e da Santa Casa de Misericórdia, com o envolvimento de parceiros, incluindo a Unoeste. Este ano, a previsão é alcançar diretamente ao menos 70 mil pessoas, que é o mesmo número de panfletos produzidos para serem entregues em unidades públicas e particulares de saúde, ou seja: 133% a mais do que no ano passado, quando a produção foi de 30 mil. Esses dados foram apresentados nesta segunda-feira (24), na abertura da iniciativa, na Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no Jardim São Paulo, na divisa com a Cohab, mais conhecida como Cohabão.
A campanha prossegue até sexta-feira (28), sendo que, na quarta (27), é celebrado o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Conforme o presidente do Lions e do Banco de Olhos da Santa Casa, Irineu Sesti Filho, os parceiros contribuíram para a ampliação da campanha voltada em promover a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, extraídos de pessoas com morte cerebral, para transplantes que ajudam a salvar vidas. Assim, a doação é estimulada como ato de consciência e amor ao próximo. “A campanha busca essa consciência e está sendo realizada por uma junção de esforços. Como a união é tudo, a gente já começa com a certeza de que dará certo”, diz Sesti Filho.
O secretário de saúde, Valmir da Silva Pinto, afirma que essa iniciativa é abraçada pelas 62 unidades da rede municipal de saúde, que atendem diariamente uma média de 12,7 mil pessoas, considerando os 300.494 atendimentos de agosto. O maior número de atendimentos ocorre em 24 Estratégias de Saúde da Família (ESFs), 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), duas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e dois Prontos Atendimentos de Saúde (PAS). “A existência do curso de Medicina da Unoeste é extremamente relevante ao setor de saúde pública”, diz Silva Pinto que, garante ainda, que a atuação dos acadêmicos e residentes na rede do município é muito importante.
O vice-prefeito, Douglas Kato, enaltece a campanha e todos os envolvidos pela contribuição com a saúde da população prudentina. O Hospital Regional do Câncer (HRC), também está plenamente engajado, de acordo com seu presidente Antônio da Cunha Braga. Outra instituição parceira é a Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente (AAPC), presidida por Artur Baratella. Pela Santa Casa, além do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, está envolvido o Hemocentro. O médico urologista, Matheus Rodrigues, que faz parte da equipe de transplante renal, destaca que é para quem se dispõe a ser doador é muito importante deixar avisado para a família, pois é ela que autoriza a retirada dos órgãos e tecidos.
O gerente da Santa Casa, José Roberto Garcia, comenta que a atuação do Banco de Olhos com a Unoeste, no Projeto Saúde Visual do Escolar é um exemplo de parceria bem sucedida, promovida pelo Lions Centenário. O secretário do Banco de Olhos, José Antonio Salas Molina, anuncia que somente neste ano, foram aplicados até agora, pelos estudantes de Medicina, 1.123 testes de acuidade visual em alunos do 6º ano do ensino fundamental, sendo 217 encaminhados para consultas médicas e, 176 passaram a usar óculos doados, em grande parte, pelo Lions; além dos que receberam ou ainda estão passando por tratamentos devido aos problemas de córneas, retina e estrabismo.
Sobre a captação de córneas para transplantes na Santa Casa, os números de 2018 se apresentam inferiores a 2017, quando ocorreram 66 captações de córneas e 37 transplantes, além de três captações de múltiplos órgãos. Até agora, 2018 contabilizo seis captações de córneas e 18 transplantes, sendo apenas uma captação de múltiplos órgãos. Os números de captações e transplantes não batem, pois as doações são encaminhadas para uma central que distribui aos hospitais onde são realizadas as cirurgias, conforme a ordem de lista única mantida e coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde e auditada pelo Ministério Público. A redução dos transplantes na Santa Casa, segundo Molina, decorre da desarticulação no sistema de transporte, mas está sendo resolvida.

Os dados mais recentes do país sobre doações de órgãos são de 2017 e, apresentam o recorde histórico de 16,6 doadores efetivos por milhão de pessoas (pmp). Tais informações obtidas junto à Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), foram divulgadas pelo Governo Federal e anunciadas como o melhor cenário de doações em 20 anos. Em 2016, foram 25 mil transplantes e, em 2017, chegou a 27 mil. Um crescimento de 8%. A Dra. Cláudia Álvares Calvo Alessi, docente responsável pelas atividades de extensão do curso de Medicina da Unoeste, acredita que, a campanha de doação de órgãos e tecidos em Prudente, novamente apresentará bons resultados e manifesta gratidão pela parceria que contribui com a formação de médicos capazes de se colocarem no lugar do próximo.
“Estamos reunidos por um objetivo comum e em busca de um objetivo maior. Juntos, temos grandes chances de alcançar. Falo em nome do diretor das Faculdades de Medicina, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba e da coordenadora geral Nilva Galli”, pontua Cláudia para citar a parceria que está prestes a fechar nove anos e, envolvendo o Lions, Banco de Olhos da Santa Casa e Unoeste na realização do projeto Saúde Visual do Escolar. Em oito anos e meio (março de 2010 a junho de 2018), o projeto realizou 16.813 testes de acuidade visual e promoveu o encaminhamento de 3.426 estudantes para consultas médicas, dos quais, 879 passaram a usar óculos e, 94 receberam cuidados médicos, oferecidos gratuitamente.
Outras ações – Na quarta-feira (26), a campanha terá palestra sobre Transplante de Medula Óssea, ministrada pela médica Paula Andreia Martins Carrilho, às 9h, no auditório do HRC, incluindo ainda, depoimento da doadora Carol Mussolini. No mesmo dia, das 10h30 às 12h, haverá exames de glaucoma no Banco de Olhos, junto ao Ambulatório de Especialidades; conforme a assistente social do Banco de Olhos, Fátima Rota.
Na quinta-feira (27), Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, às 7h30 no HRC será celebrada benção ecumênica pelo padre Heliton Bigas da Silva. No estacionamento do hospital, das 8h às 12h, os cursos de Medicina e Nutrição da Unoeste, prestam serviços preventivos de saúde para a população: teste de glicemia e aferição de pressão arterial.
Também será disponibilizada, a coleta de preventivo e Papa Nicolau, na unidade móvel da Associação de Apoio ao Portador de Câncer. Para esses procedimentos é necessária a apresentação dos seguintes documentos: CPF e Cartão do SUS. Também na quinta (27), das 7h às 17h, acontecerá campanha de cadastro para doação de medula óssea, junto ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), no Banco de Sangue Santa Casa.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste