CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fonoaudiologia é representada em congresso internacional

Coordenadora da graduação, Dra. Maria Cristina Corazza, apresentou trabalho de iniciação científica realizado na Unoeste; evento aconteceu em Belo Horizonte (MG)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Fonoaudiologia é representada em congresso internacional
Professora Dra. Maria Cristina Corazza, em evento internacional de Fonoaudiologia, em Belo Horizonte

O curso de Fonoaudiologia da Unoeste esteve representado na última semana no 10º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, em Belo Horizonte (MG). O evento, integrou o 27º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e o 3º Encontro Mineiro de Fonoaudiologia, teve como tema “Vulnerabilidade e o cuidado com a saúde”.  A coordenadora e professora da graduação na universidade, Dra. Maria Cristina Alves Corazza, esteve presente acompanhada da acadêmica do 8º termo Gabriela Tomás.
 
Durante a iniciativa, a professora apresentou um estudo de iniciação científica com a temática estudada sobre o conhecimento de profissionais da saúde e de gestantes sobre audição e detecção precoce das perdas auditivas. A pesquisa foi realizada por outras duas estudantes do curso, Rosiane dos Santos e Mayra Pereira, sob a orientação da professora Dra. Patrícia Alcarás, e teve sua coorientação.
 
Ela conta que participou também, como coordenadora de curso no pré-congresso um dia antes do início do evento na Pontifícia Universidade Católica de Minhas Gerais (PUC-MG). “Fui coordenadora em sessão comentada de estudos da área de audição e equilíbrio nesta atividade”, salienta.
 
De acordo com ela, o tema do evento foi muito bem aproveitado pelos participantes este ano, já que a vulnerabilidade e o cuidado com a saúde refletem na comunicação de uma pessoa. “Quem tem uma comunicação efetiva, eficiente e que possui uma boa fala, é uma pessoa bem sucedida, pois demonstrar as ideias através da linguagem e da comunicação adequadas permite que haja a troca com o outro, o empoderamento de se posicionar. Já uma pessoa vulnerável com a comunicação e que não teve as mesmas oportunidades de se desenvolver com a linguagem oral e escrita tem muito menos chances de se posicionar, se desenvolver e lutar por uma sociedade melhor”, explica.
Foto: Cedida A acadêmica do 8º termo Gabriela Tomás também esteve presente e foi agraciada com inscrição oferecida pela SBFa
A acadêmica do 8º termo Gabriela Tomás também esteve presente e foi agraciada com inscrição oferecida pela SBFa


A acadêmica Gabriela Tomás, 8º termo, participou do congresso sendo agraciada com a inscrição oferecida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) para um estudante bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) para cada instituição de ensino superior do país. Para ela, que se surpreendeu com o presente, ter a oportunidade de estar em um dos congressos mais importantes da área a deixou muito feliz.

“Todas as palestras foram muito interessantes, elas abordaram o tema de vulnerabilidade na fonoaudiologia, mostrando como intervir em determinadas situações, ter empatia com o próximo, já que trabalhamos muitas vezes diretamente com pessoas de baixa renda. Estar em contato com diversos profissionais da área, observando tantos tipos de trabalhos me motiva ainda mais em seguir essa profissão e principalmente a área acadêmica. Participar desse evento foi enriquecedor para minha formação como profissional e também como pessoa”, finaliza a estudante.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem