CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mestrado e doutorado em meio ambiente recebem inscrições

Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional oferece oportunidades para profissionais de várias áreas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Mestrado e doutorado em meio ambiente recebem inscrições
O pré-projeto deve estar vinculado a uma linha de pesquisa e um dos Prointer, entre os quais está o de segurança alimentar

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-gradução (PRPPG) da Unoeste anuncia que estão abertas inscrições para os cursos de mestrado e doutorado junto ao Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Por ser interdisciplinar, o programa oferece oportunidades aos profissionais formados nas diferentes áreas do conhecimento.
 
Para a arquiteta e urbanista Adriana Otakara, que recentemente concluiu o mestrado e em seu projeto de vida está planejando o doutorado, obter a titulação de mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional tem sido algo muito significativo. O motivo principal está em ter ampliado em muito os seus horizontes ambiental e de mercado.
 
“Como sou formada em arquitetura e urbanismo, consegui desenvolver no mestrado mais o lado do urbanismo. Além da parte técnica, obtive novos conhecimentos”, conta a profissional, que atua como autônoma, mas prevê as possibilidades de fazer concurso ou de ingressar na vida acadêmica.

De acordo com Adriana, o caráter interinstitucional é muito rico. Isso acontece tanto em relação aos colegas de turma onde ela cita como maior exemplo a convivência com biólogos. Os professores com diferentes formações e titulações conduziram os estudos para temáticas abrangentes.

Foto: João Paulo Barbosa Arquiteta e urbanista Adriana Otakara, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, recomenda o programa
Arquiteta e urbanista Adriana Otakara, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, recomenda o programa

O estudo que desenvolveu foi sobre as causas de alagamento no Parque do Povo e possíveis medidas para solucionar o problema, cujos resultados deverão ser apresentados à administração municipal, com agendamento a ser feito pela coordenadora do programa, Dra. Alba Regina Azevedo Arana.

Entre os alunos e o corpo docente é criado um vinculo que não se desfaz com a conclusão dos cursos, o que é bem visto pelos egressos. Esta e as outras situações levam Adriana a recomendar o programa, que receberá inscrições para nova turma até 29 de novembro, sendo que a partir de então serão feitos os processos seletivos.

São processos idênticos para o mestrado e o doutorado que estão ofertando, respectivamente, 20 e cinco vagas. A seleção ocorrerá em quatro etapas: avaliação do pré-projeto, apresentação oral e arguição de banca avaliadora, prova de suficiência em inglês e avaliação de títulos.

Os pré-projetos devem seguir uma das linhas de pesquisa: avaliação e análise de impacto ambiental ou planejamento ambiental e desenvolvimento regional. Ainda ter adesão ao Projeto Interdisciplinar (Prointer) em uma das áreas: sustentabilidade e segurança alimentar, resíduos, saúde, ambientalização e recursos hídricos. 

A divulgação dos resultados dos dois processos seletivos ocorrerá no dia 20 de dezembro. Os aprovados e matriculados terão aulas a partir do começo do próximo ano letivo. Podem concorrer as vagas quem tenha formação em nível superior nas áreas de ciências da terra, humanas, exatas, biológicas, saúde e aplicadas.

Serviço

Inscrições podem ser feitas diretamente na página da pós-graduação, no site da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem