CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mutirão da Saúde mobiliza alunos em atendimento à comunidade

Cerca de 700 pessoas receberam diversos serviços de saúde no bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Mutirão da Saúde mobiliza alunos em atendimento à comunidade
Diversos atendimentos de saúde foram oferecidos na ação, parceria entre Unoeste e Rotary

Atendimentos como aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), realização do teste de hepatite, avaliação oftalmológica e orientações sobre a saúde bucal foram alguns dos atendimentos oferecidos para a população do bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá, no último fim de semana. Alunos do curso de Medicina da Unoeste participaram das atividades do Mutirão da Saúde representando a universidade, que foi parceira da ação juntamente com o Rotary. 

De acordo com o professor e coordenador administrativo da graduação, Dr. Geraldo Alécio de Oliveira, durante todo o dia foram atendidas cerca de 700 pessoas e é exatamente em campanhas como essa, voltadas à comunidade, que trabalha-se a humanização, o respeito às diferenças sociais, a comunicação com as pessoas de diferentes grupos culturais, o trabalho em equipe e o contato com populações vulneráveis.

“Um dos pontos que mais agrega ao conhecimento desses estudantes é o contato com situações reais de trabalho, atendendo uma população de diversas origens, preparando o acadêmico para interagir com a comunidade, mantendo um relacionamento empático, respeitoso, ético e humanizado. A formação médica depende muito de um processo reflexivo e este é o momento onde o aluno é conduzido a refletir sobre a profissão”, explica o docente.

Para a acadêmica Naiara Sales Tazawa, pelo fato de a ação ter sido realizada na Praça 14bis, um centro comercial de Guarujá, várias pessoas que moram no local já utilizam os serviços de saúde do bairro, facilitando assim o encaminhamento para as Unidades de Saúde da Família (Usafas).  “A graduação em Medicina nos propõe diversos desafios e, consequentemente, inúmeras experiências. Participar do Mutirão nos faz enxergar a realidade da população e a importância da prevenção e promoção da saúde”, salienta.

Eduardo Cesar Silva Filho também é estudante de Medicina e participou como voluntário na ação. Ele conta que em apenas dois meses após ingressar na graduação, ter a oportunidade de participar de uma ação como essa foi enriquecedor. “Tive contato direto com a população ao realizar testes de glicemia, atividade na qual meu grupo estava responsável. Foi algo muito relevante para o meu aprendizado!”, finaliza. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem