CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoarte abre atividades com dança, música e palestra

"Musicoterapia” foi tema abordado pela psicóloga Bárbara Penteado Cabral na noite dessa segunda (30), no campus II da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Unoarte abre atividades com dança, música e palestra
Bárbara Penteado falou sobre “Musicoterapia” na abertura da 8ª Unoarte

Muita arte, música e dança! Foi assim a abertura da 8ª edição da Unoarte, Semana de Arte da Unoeste, organizada pelos cursos de Artes Visuais e Música, na noite dessa segunda-feira (30), no Auditório Buriti, no campus II.  Com a palestra “Musicoterapia”, a psicóloga e musicoterapeuta do Centro de Atenção Psicossocial III Franco Basaglia, do Rio de Janeiro (RJ), Bárbara Penteado Cabral, falou um pouco dessa área de trabalho tão nova aos presentes.
 
De acordo com a psicóloga, que também integra a diretoria da Associação de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro (RJ), a musicoterapia é a utilização da música e dos seus elementos para fins e objetivos terapêuticos. “Há um campo muito amplo de atuação para o musicoterapeuta. A musicoterapia pode ser utilizada na reabilitação, nas áreas social, comunitária, hospitalar, organizacional, escolar, entre outras. É um profissional que atua através da música de forma que ela não funciona apenas como um instrumento, mas sim como uma possibilidade de terapia. Costumamos dizer que a música não é utilizada em terapia, mas como terapia”, explica.
 
Ela conta que é muito importante tratar este tema com um público de acadêmicos, futuros profissionais de música e artes. “A musicoterapia é uma área muito híbrida onde a música e a arte se integram à ciência, à medicina e à psicologia. Me interessa muito estar aqui, em um evento acadêmico, e trazer este assunto a fim de dialogar e afetar as pessoas sobre este campo de trabalho. Isso me traz muita satisfação”, salienta.
 
Bárbara revela que a Unoeste não é uma novidade em sua vida acadêmica e que está bastante impressionada em ver a grandiosidade de sua estrutura. “A Unoeste é uma universidade muito importante na minha formação, o professor André Luiz Gonçalves de Oliveira, que já foi docente da instituição, foi uma pessoa que me acompanhou em meu percurso de conclusão do mestrado. Então, esse intercâmbio que venho fazer agora já está presente na minha formação há um tempo. Vir pra cá é um processo de resposta a isso e poder trazer contribuições para esta universidade é muito gratificante, assim como a Unoeste já contribuiu bastante para mim enquanto pesquisadora”, diz.
 
Foto: Erika Foglia Professores de Artes Visuais e Música ao lado da palestrante da noite e dos coordenadores Fernanda Mello e Valter Trevisan
Professores de Artes Visuais e Música ao lado da palestrante da noite e dos coordenadores Fernanda Mello e Valter Trevisan

Arte Disruptiva
O tema escolhido para a 8ª edição da Unoarte – “Arte disruptiva”, de acordo com a coordenadora do curso de Artes Visuais da Unoeste, Fernanda Sutkus de Oliveira Mello, tem como objetivo mostrar aos participantes que é preciso quebrar as barreiras entre as artes digitais e as artes tradicionais, aumentando assim as misturas que os artistas produzem segundo os critérios ditados por sua liberdade. “Atualmente, a tecnologia é uma realidade em todas as vertentes e as artes não ficam de fora. Quando pensamos em uma Unoarte diferenciada veio a ideia do termo ‘disruptiva’ porque sentimos necessidade do curso de música conosco para agregar conhecimento ao evento. A tecnologia está aí para unirmos essas duas áreas e será ela que nos mostrará o apoio e o meio que ela pode nos auxiliar”, fala.
 
Sobre a união dos cursos, o coordenador de Música, Valter Trevisan, revela que é fundamental, já que tanto a música quanto as artes estão em uma mesma área de linguagem e interesse. “Já há algum tempo sentimos essa necessidade de juntar as graduações. Este semestre foi possível porque a licenciatura em Artes Visuais chegou ao campus II e facilitou a organização do evento. Essa integração é importante tanto para os alunos de Música, quanto para os de Artes. Será uma semana enriquecedora para os dois lados”, finaliza.
 
A programação da Unoarte segue até sexta-feira (4) e além de palestras, minicurso, mesa-redonda e oficina, nos dois últimos dias do evento haverá o Show de Talentos, que será realizado a partir das 19h, no Teatro César Cava, no campus I da Unoeste. Mais informações sobre a programação e as inscrições, através da página da Unoarte. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem