CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Energia solar fotovoltaica é tema de encerramento de evento

3º Encontro de Engenharia Elétrica e o 1º de Engenharia Mecânica da Unoeste trouxeram temas atuais e diversificados para os alunos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Energia solar fotovoltaica é tema de encerramento de evento
Marcos Vinicios Gomes dos Reis, da Unicamp, estuda sobre energia solar fotovoltaica há seis anos

Para encerrar o 3º Encontro de Engenharia Elétrica e o 1º de Engenharia Mecânica da Unoeste, o doutorando da Universidade de Campinas (Unicamp), Marcos Vinicios Gomes dos Reis trouxe aos acadêmicos das graduações a palestra “Introdução à energia solar fotovoltaica para sistemas conectados à rede elétrica: residencial e usinas”. Foram três dias de atividades que além de palestras, contou com um minicurso e terminará com uma confraternização na noite desta quinta-feira (14).
 
De acordo com o palestrante da noite, o objetivo do assunto abordado para os estudantes foi mostrar o que é necessário para obter a energia do sol e transformar em energia elétrica para ser utilizada em residências e para toda a população. “Mostrei a eles quais são os componentes necessários para fazer a implementação desse tipo de sistema, quais as áreas envolvidas, já que é um trabalho multidisciplinar que abrange profissionais das engenheiras elétrica, mecânica, ambiental, civil, entre outros diversos setores. Como é uma área nova, não somente a de energia fotovoltaica, mas também a eólica, são tecnologias recentes, principalmente no Brasil, temos um mercado promissor e com poucos profissionais qualificados e o crescimento é exponencial. Por isso a importância de apresentar essa temática para esses estudantes”, conta.
 
Marcos revela que teve a oportunidade de conhecer a usina solar fotovoltaica da Unoeste, localizada no campus II da universidade, considerada a maior do estado de São Paulo.  “É impressionante a dimensão da usina da universidade! Como já tem seis anos que trabalho com energia solar fotovoltaica, é muito interessante ver a perfeição e o cuidado com os detalhes de um trabalho como este. Digo não apenas pelo aspecto da geração de energia, mas também pelo visual, pois é muito bonito mesmo”, salienta.
 
Foto: Erika Foglia Professores César Daltoé Berci e Fernando Fajoni, ao lado de alunos da comissão organizadora do evento, recepcionam o palestrante da noite
Professores César Daltoé Berci e Fernando Fajoni, ao lado de alunos da comissão organizadora do evento, recepcionam o palestrante da noite

Para o professor e coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica, César Daltoé Berci, um evento como este proporciona muitos ganhos aos estudantes, não somente o acadêmico, com uma complementação muito importante e prevista no projeto pedagógico da formação deles, já que há o acesso a conhecimentos que não são abordados em sala de aula. “É também através de semanas acadêmicas como esta que os alunos conseguem ampliar a rede de contatos. Eles têm a chance de conhecer palestrantes de outros lugares, trocam e-mails, têm acesso aos trabalhos que essas pessoas realizam em outras instituições. Muitos horizontes são ampliados em atividades assim”, fala.
 
O estudante do 2º termo de Engenharia Mecânica, César Zanutto, que também integra a comissão organizadora do evento, conta que toda a programação foi pensada para oferecer aos participantes uma diversidade de assuntos para que todos pudessem usufruir de informações atuais e distintas. “Ter contato com o mercado de trabalho através dos palestrantes é muito importante para nós, acadêmicos. Nos faz pensar lá na frente, como teremos que atuar e nos adaptar ao mercado para sermos bons profissionais. São oportunidades como esta que conseguimos entender como está a engenharia como um todo”, finaliza. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem