CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Programa de bolsas 100% em Jaú e Guarujá recebe inscrições

Mais Médicos: Unoeste disponibiliza cinco vagas para cada um dos campi; candidatos devem ter participado do Enem em uma das edições de 2016 a 2019


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Programa de bolsas 100% em Jaú e Guarujá recebe inscrições
Vitória está no 3º termo de Medicina em Guarujá e é uma das contempladas pela bolsa

“Hoje estou realizando um sonho meu e de muitos que agarraram esse objetivo comigo!”. Esta é a fala da estudante Vitória de Souza Gomes, do 3º termo do curso de Medicina da Unoeste Guarujá. Como uma das contempladas pelo Programa Mais Médicos, a acadêmica conquistou uma das vagas oferecidas para o campus e estuda com bolsa integral até o fim da graduação.  As inscrições para 2020 tanto para o Guarujá quanto para Jaú já estão abertas e cada local receberá cinco bolsas.
 
Para o curso de Medicina de Guarujá, poderão concorrer moradores da própria cidade ou de Bertioga. Já no campus de Jaú, alunos deste município, além de Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boracéia, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Macatuba, Minieros do Tietê e Pederneiras também poderão se inscrever. As bolsas ofertadas pela Unoeste estarão disponíveis exclusivamente aos candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 
Vitória tem 20 anos e é natural de Guarujá. Ela conta que estudou a vida inteira em escolas públicas e mora no Perequê, na periferia da cidade. De acordo com a estudante, ao descobrir que a Unoeste abriria o curso de Medicina no município, já soube da possibilidade das bolsas de 100% do Programa Mais Médicos para moradores de baixa renda. “A medicina entrou na minha vida desde cedo, após meu pai ter morrido com a doença de chagas e eu ter vivido toda a dificuldade que é para uma pessoa sem condições financeiras conseguir atendimento digno. Quis ter essa profissão pois poderei ajudar pessoas que têm dificuldades parecidas com a do meu pai”, revela.
 
A acadêmica conta ainda que fez quase três anos de cursinho pré-vestibular com bolsas de estudo e que teve ajuda de muita gente, além de sua família, que em todo esse processo esteve ao seu lado. “Quando eu já estava me preparando para mais um ano de estudos, surgiu a oportunidade da bolsa da Unoeste pelo Programa Mais Médicos. Me inscrevi e aguardei. Estava em uma aula de física quando recebi a mensagem que meu nome constava na lista de espera, e eu nem sabia muito bem o que isso significava, mas fiquei muito feliz! Separei todos os documentos e torci. Deu certo!”, comemora.

Karen Valedorio Zola, 23, concluiu o 3° termo do curso de Medicina e em 2020 inicia o 4°. Natural de Igaraçu do Tietê, na microrregião de Jaú, a estudante também conquistou uma das bolsas 100% no campus local. Ela revela que desde o dia da inscrição até o resultado final e aprovação foram os dias de maior ansiedade de sua vida. “Estudei parte da minha vida escolar em escolas públicas e parte em escola particular com bolsa de estudos. Diante do valor da mensalidade dos cursos de Medicina, a minha única chance de estudar seria através de uma bolsa e a Unoeste me proporcionou a realização desse sonho”, conta.
Foto: Cedida Karen Valedorio Zola vai para o 4º termo do curso médico em Jaú; ela é natural de Igaraçu do Tietê
Karen Valedorio Zola vai para o 4º termo do curso médico em Jaú; ela é natural de Igaraçu do Tietê


A acadêmica salienta que seu amor pela profissão vem desde criança, quando se via tentando ajudar as pessoas que estavam doentes a sua volta e também quando percebeu que gostava de pesquisar sobre as doenças e encontrar uma forma de amenizar o sofrimento daqueles que precisavam. “Com o tempo fui percebendo que isso me fazia muito bem e que eu fazia com amor, então percebi que deveria seguir a carreira médica. Essa certeza veio ao passo que enfrentei, com minha família e com amigos, graves doenças e perdas de entes queridos. Foi nesse momento que decidi que eu queria dedicar a minha vida para salvar outras vidas e comecei a estudar com foco nos vestibulares de medicina”.

Por fim, Karen conta que tem muito orgulho de fazer parte da primeira turma do curso de Medicina da Unoeste em Jaú e revela que tem certeza que, com todo o suporte que a universidade oferece, concluirá o curso segura de que será uma ótima profissional. “A minha dica para quem pretende se inscrever no programa de bolsas no próximo ano é que mesmo diante de todas as dificuldades, acreditem sempre no seu potencial, em todas as horas de estudo que dedicaram a realizar seus sonhos e confiem que todo o esforço será recompensado. Torço com todo o meu coração para todos os alunos que precisam de uma bolsa de estudo para realizarem seus sonhos, assim como eu, e estou de braços abertos esperando-os para integrar a nossa grande família da Medicina Unoeste Jaú”, diz.
 
Como se inscrever
As inscrições para o processo de seleção das bolsas de estudo referente ao primeiro semestre de 2020 serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página da Unoeste no período de 16 de dezembro de 2019 a 24 de janeiro de 2020. A taxa de inscrição é de R$ 50 e o pagamento deverá ser realizado somente por boleto bancário ou no cartão de crédito/débito. Somente poderá se inscrever o candidato brasileiro que tenha participado do Enem em uma das edições dos anos 2016, 2017, 2018 ou 2019, e que tenha obtido, no mínimo, uma média de 550 pontos. É essencial que o candidato tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola privada na condição de bolsista com percentual igual ou superior a 70%. Mais informações, edital e regulamento, no site.

Prouni
Além do Programa Mais Médicos, outra oportunidade para cursar Medicina na Unoeste com bolsa de estudo integral (100%) é pelo Programa Universidade para Todos, do governo federal. Foram disponibilizadas 8 bolsas para o campus de Jaú e 5 bolsas para o campus de Guarujá, para o primeiro semestre de 2020. Os interessados devem ficar atentos aos prazos e inscrições no site do programa, conforme calendário do próprio Prouni.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem