CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Trabalho de ex-alunas vira livro sobre jornalismo prudentino

“Altino: memórias de um repórter” entrelaça a biografia do jornalista Altino Correia com o desenvolvimento da imprensa regional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Trabalho de ex-alunas vira livro sobre jornalismo prudentino
Autoras Nellise Pinheiro, Stephanee Melo, Anne Abe e Camilla Saldanha

Nesta sexta-feira (6), a partir das 19h30, acontece no espaço Armazém, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, o lançamento do livro “Altino: memórias de um repórter”, das jornalistas formadas pela Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste e autoras Anne Abe, Camilla Saldanha, Nellise Pinheiro e Stephanee Melo. A entrada é gratuita e o livro será vendido no local. A obra é uma publicação da Editora Appris, de Curitiba (PR).
 
A obra é dividida em 11 capítulos, com 211 páginas, e documenta a biografia do jornalista Altino Correia, ricamente ilustrada com reportagens publicadas pelo profissional no Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Última Hora, Notícias Populares e O Globo, além de fotografias de arquivo pessoal. A partir das experiências do repórter, as autoras recordam fatos marcantes na região, como crimes famosos, construções emblemáticas, enchentes e outros acontecimentos.
 
Entre seus vários contextos, o livro ainda relata o desenvolvimento do jornalismo e, ao mesmo tempo, dos veículos de comunicação na região de Presidente Prudente entre os anos de 1950 e 1990, mostrando como a profissão de jornalista se reinventou ao longo do tempo em meio às dificuldades e limitações enfrentadas pelos profissionais da imprensa.
 
Com mais de 60 anos na Comunicação, Altino Correia iniciou na Rádio Presidente Venceslau AM, na década de 1950, e consolidou sua carreira em Presidente Prudente, com atuação em emissoras de rádio, jornal impresso e televisão. O jornalista registrou histórias memoráveis que tornaram a região do oeste paulista conhecida em todo o país, assinando matérias em jornais de circulação nacional na extinta função de correspondente regional. Correia também teve passagem nas empresas regionais O Imparcial, TV Band e Rádio Presidente Prudente AM, contribuindo com a implantação do departamento de jornalismo nesses veículos.
 
Segundo as autoras, a obra levou cerca de dois anos para ser concluída, passando por um trabalho intenso de pesquisa e produção, e contou com a colaboração de 27 entrevistados, entre eles profissionais da imprensa, familiares e amigos de Altino Correia, além do próprio jornalista.
 
Serviço
O livro estará à venda no lançamento com exemplares limitados. Depois, poderá ser adquirido pela internet
 
 
Texto com a colaboração das autoras.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem