CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Trote do Bem na Medicina realiza ações de filantropia

Medicamentos e alimentos arrecadados pelos calouros tiveram dois destinos: Farmácia Comunitária da universidade e Lar Santa Filomena


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Trote do Bem na Medicina realiza ações de filantropia
Recebimento dos alimentos no Lar Santa Filomena

A recepção dos calouros da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste) mobilizou os veteranos da graduação por meio do Trote do Bem. Foram realizadas duas ações de caráter filantrópico: a arrecadação e a doação de medicamentos à Farmácia Comunitária da universidade e de alimentos ao Lar Santa Filomena que atende crianças e adolescentes.
 
A entrega ao lar localizado no Jardim Itapura I, na zona leste da cidade, ocorreu na tarde desta sexta-feira (1º). A entidade recebeu quase meia tonelada de alimentos, sendo 180 kg de arroz, 80 de macarrão, 70 de açúcar, 60 de feijão, 60 litros de óleo e 25 pacotes de leite em pó. “Para nós essa contribuição é de grande importância”, afirmou a coordenadora Paula de Goes Rosa.
 
O lar atende 185 meninos e meninas, dos quais 150 no contra turno escolar, de tal forma que são 75 pela manhã e outros 75 à tarde, envolvidos em várias atividades. Os outros 35 são em regime de acolhimento, 24 horas por dia. Eles recebem café da manhã, almoço com sobremesa para quem está saindo e para quem está entrando, e lanche da tarde. A refeição é variada, mas somente de arroz são consumidos 12 kg por dia.
 
Para os calouros Lucas Correa Pirondi e João Gabriel Meirelles Trevisan o envolvimento no trote já é uma forma de aprender a cuidar de gente, especialmente das pessoas que mais precisam de ajuda. Com atuação no Diretório Acadêmico “Dr. José Hamilton do Amaral” (Dajham), Renan Carlos dos Santos disse que o trote integra os calouros aos veteranos e ao ambiente universitário.
 
Santos citou o envolvimento dos professores e o apoio do diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, o médico Dr. Gabriel Carapeba e da coordenadora geral, a médica Nilva Galli. Também membro do diretório acadêmico, André Carrion de Fares, contou que os veteranos apadrinham os calouros e que isso tem dado excelentes resultados, no direcionamento da vida acadêmica, por meio da proposta Adote um Calouro e na realização do Trote do Bem.

Foto: João Paulo Barbosa Estudantes da Medicina e a equipe da Farmácia Comunitária da Unoeste
Estudantes da Medicina e a equipe da Farmácia Comunitária da Unoeste
 
Fares esteve recentemente na entrega de medicamentos para a Farmácia Comunitária que a Unoeste em frente ao Hospital Regional (HR).  As calouras Maria Eduarda de Ruiz Encenha e Kamila Tavares manifestaram encantamento com a recepção e com as ações filantrópicas e comunitárias.
 
“Eu sinto gratidão pelo jeito como estou sendo recebida por todos: alunos, professores, coordenadores e a direção”, contou Kamila que vem de Rondonópolis (MT) e disse que sua família também esta feliz em saber que está em uma excelente instituição. “Para mim tudo isso tem um sentido de esperança, por poder ajudar o próximo”, comentou Maria Eduarda.
 
O farmacêutico responsável pela Farmácia Comunitária e docente do curso de Farmácia da Unoeste, Sérgio Marcos da Silva, contou que a cada semestre a unidade é abastecida com grande quantidade de medicamentos arrecadados pelos calouros. Antes de serem disponibilizados para a população regional, ocorre uma triagem realizada pelos futuros farmacêuticos que realizam estágio no local. Após esse processo, disponibilizamos esses medicamentos gratuitamente para a população me geral. Em média, são fornecidos mais de mil remédios por mês.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem