CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ações da Semana da Voz são realizadas em escola e hospital

Orientações têm foco maior para os profissionais que fazem da voz como principal instrumento de trabalho


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Ações da Semana da Voz são realizadas em escola e hospital
Dr. Gabriel Ramalho durante a ação no Hospital Regional

Pelo transcurso do Dia Mundial da Voz na terça-feira (16), professores e alunos dos cursos de Fonoaudiologia e de Medicina da Unoeste promoveram duas ações pontuais, voltadas para trabalhadores. Segunda-feira (15), na Escola Municipal Rui Carlos Vieira Berbet, no bairro Brasil Novo, e nesta quarta-feira (17), no Hospital Regional “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” (HR).

Na escola foram prestadas orientações para professores e funcionários, por estudantes de fonoaudiologia e as professoras doutoras Débora Godoy Galdino e Sandra Silva Lustosa Dearo. No hospital, à tarde, foram recebidos funcionários e estudantes dos dois cursos. A primeira palestra foi sobre voz saudável e agradável, com a fonoaudióloga Denize Ramirez de Caires.

Na sequência, o músico e preparador vocal Raphael Augusto falou sobre a importância dos cuidados com a voz, contou como tem sido importante ser cuidado por especialistas e cantou para mostrar como é possível obter bons resultados ao seguir os cuidados de saúde.  O professor e médico otorrinolaringologista Dr. Gabriel Ramalho discorreu sobre os distúrbios da voz relacionados ao trabalho.
Foto: Cedida Dra. Débora durante a ação na escola do bairro Brasil Novo
Dra. Débora durante a ação na escola do bairro Brasil Novo


O que parece pequenos problemas pode comprometer a qualidade de vida, tais como rouquidão, falhas na fala, cansaço ao falar, mudança de tom e pigarro podem estar relacionados a lesões nas pregas vocais, que usualmente são tratadas por leigos como cordas vocais, ou até mesmo câncer de laringe. Então, o aconselhável é se consultar com os profissionais médicos e fonoaudiólogos.

Dentre os cuidados básico com a voz estão beber água (sem gás) em situações de uso da voz, para hidratar as pregas vocais e reduzir as possibilidades de lesões. Alimentação saudável também faz parte dessa recomendação, bem como atividades físicas. Cigarro e álcool causam malefícios à voz e aumentam o risco de câncer de laringe. Crises alérgicas também requerem cuidados de especialistas.

No Brasil, mobilizações de profissionais para cuidados com a voz ocorrem mesmo antes da instituição do Dia Mundial da Voz, que está no 17º ano; sendo que a Campanha Nacional da Voz está em sua 21ª edição; por iniciativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, com o envolvimento de sistemas de fonoaudiologia. Na ação do HR teve o envolvimento da Liga de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia da Unoeste.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem