CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

População recebe serviços em datas sobre saúde e câncer

Parceria entre Unoeste e Hospital Regional do Câncer ofereceu um dia inteiro com várias ações de prevenção 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa População recebe serviços em datas sobre saúde e câncer
Aferição de pressão arterial, do curso de Enfermagem


Duas importantes datas criadas para estimular ações mundiais de prevenção à saúde mobilizaram nesta segunda-feira (8) estudantes e professores da Unoeste em parceria com o Hospital Regional do Câncer (HRC) de Presidente Prudente. Foram ofertados gratuitamente serviços e exames clínicos em tenda e consultórios instalados no estacionamento do hospital, pelo Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial de Combate ao Câncer, respectivamente transcorridos nesse domingo (7) e hoje.

A professora do curso de Medicina da Unoeste (Famepp) Ana Cláudia Espósito atendeu a população por duas horas durante o horário de almoço. Ela realizou exames clínicos dermatológicos aos presentes. Outros exames físicos oferecidos foram os da próstata, feitos pelo médico Fábio Peretti Prieto Fernandes, das 13h30 às 16h. Ambos consideram a prevenção como muito significativa para o paciente, que com a descoberta precoce, sofre menos, e ao sistema de saúde, que gasta menos.

Os serviços oferecidos foram: teste de glicemia (diabetes) pelo curso de Farmácia; aferição de pressão arterial (problemas cardíacos) pela Enfermagem; e orientação nutricional, pela graduação em Nutrição, com os alunos orientados e acompanhados pelas docentes Rosângela Cristóvão Ferreira, Caroline Brandão Pires de Almeida e Marcela de Andrade Bernal Fagiani. Casos mais específicos receberam a atenção especial de cada professora, com encaminhamento para atendimento clínico.

A estudante de enfermagem Laila de Oliveira Silva tem atuado em estágio no setor de cardiologia do Hospital Regional “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” (HR). Ela conta que pela primeira vez se envolveu em extensão, com a avaliação de ter sido muito positiva para sua formação profissional poder colocar a teoria em prática. “Esse envolvimento com alunos de outros cursos possibilita o treinamento para atuar em equipe multiprofissional”, pontua.

Na condição de egresso da Unoeste, o urologista Fábio Peretti Prieto Fernandes salienta que ter participado de ações extensivas durante o curso na Famepp foi uma forma de antecipar o relacionamento que ocorre entre médico e paciente, a partir das oportunidades dadas desde o primeiro ano e que são ampliadas com os estágios. Sobre a ação junto ao HRC, conta que além do exame físico, é feito encaminhamento para exame de sangue em laboratório público ou particular. “O paciente já sai daqui com uma carta para retornar com o resultado do exame ao hospital do câncer”, diz.

A gerente de serviços oncológicos do HRC, Meire Mitidiero, comenta que têm sido ótimos os resultados alcançados nas ações em parceria com a Unoeste, com a população ciente em receber serviços de qualidade e que isso tem enorme impacto na prevenção. “Estamos atendendo a população em geral e também pacientes do hospital”, fala.

Dona Aparecida Auxiliadora da Silva, moradora do Jardim São Francisco, na zona norte de Presidente Prudente, garante ter sido muito bem atendida e que valeu a pena ter atravessado a cidade para ver que está tudo em ordem com sua saúde.

Também contribuíram com as ações a empresa Ponto Acústico, que cedeu toda a estrutura de tablado, tenda e salas móveis com ar condicionado; e a farmácia de manipulação Botica Nativa, que fez a doação de 300 filtros solares.

As ações foram nos moldes do Programa Anjos da Unoeste, que trabalha a contribuição voluntária. Neste ano, o Dia Mundial da Saúde marca o fim das celebrações dos 70 anos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o tema é "Saúde universal: para todas e todos, em todos os lugares". O Dia Mundial de Combate ao Câncer é de iniciativa da União Internacional de Controle do Câncer (UICC), preocupada com os altos índices da doença no mundo, sendo que no Brasil chega a 600 novos casos por ano.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem