CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pós de medicina veterinária utiliza inovações tecnológicas

Especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais realiza palestra e oficina no módulo de cardiologia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pós de medicina veterinária utiliza inovações tecnológicas
Atividade prática orientada pelo professor Marcel Gambin Marques

A especialização em Clínica e Cirurgia em Pequenos Animais, ofertada pela Unoeste para médicos veterinários, tem utilizado tecnologia de ponta e envolvido profissionais docentes com conhecimentos específicos em diferentes áreas. No módulo sobre cardiologia, sábado (30) à tarde teve palestra e oficina com o professor doutorando em medicina veterinária Marcel Gambin Marques.

As atividades aconteceram no Laboratório de Técnica Cirúrgica e Anatomia Veterinária, localizado no campus II. Na oportunidade foram utilizadas algumas inovações tecnológicas para auxiliar no ensino e na aprendizagem, proporcionando um ganho muito representativo ao tornar o conhecimento mais palpável, conforme a coordenadora da especialização, Camila Angela Bernardi.

Na Oficina Interativa de Cardiologia foram utilizadas metodologias ativas inovadoras, para otimizar o aprendizado dos pós-graduandos. Uma delas foi o aplicativo de realidade aumentada, com o uso no próprio telefone celular mediante o envio do link para os alunos, o que permite ver o coração em detalhes e de todos os ângulos e também as suas cavidades.

Outras tecnologias foram a TV interativa e projetor interativo de projeção invertida, nos quais se tem a imagem do animal e, entre outras ações, é possível auscultar o coração, cada som que ele emite e os tipos de ritmos. Camila contou que esses equipamentos foram disponibilizados pela universidade, junto ao designer instrucional Antonio Sérgio Alves de Oliveira.

Marques veio de Ourinhos (SP) e trouxe seu aparelho de eletrocardiograma e ecocardiograma, utilizado na prática clínica com dois cachorros emprestados por Cristiane Aparecida Ronque, moradora de Presidente Prudente e que desde 2013 utiliza os serviços do Hospital Veterinário da universidade. Ao vir à universidade pela primeira vez, Marques disse que foi além de sua expectativa. Elogiou a organização e a estrutura, os alunos pelo interesse e às novas tecnologias.

Além de lecionar no Centro Universitário Unifio, Marques presta serviço volante de cardiologia para algumas clínicas. Sobre o avanço mundial na área de cirurgia em pequenos animais, comentou que em alguns países, há alguns anos, são feitos procedimentos antes praticamente exclusivo em humanos, como é o caso da valvuloplastia, que é a recuperação de válvula por meio de cirurgia plástica.
Foto: João Paulo Barbosa Coordenadora Camila Bernardi e alunos no projetor interativo
Coordenadora Camila Bernardi e alunos no projetor interativo


Outro procedimento, por exemplo, tem sido a implantação de marca-passo artificial. Há toda uma evolução e para atender tais demandas, as especializações são cada vez mais comuns. “Nós, médicos veterinários, precisamos nos especializar, para ficar cada vez melhor em uma área específica”, pontuou para dizer que estão no caminho certo os profissionais em busca de cursos de especialização.

Os atuais alunos da pós-graduação em Clínica e Cirurgia em Pequenos Animais na Unoeste são de Presidente Prudente e região, do noroeste do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul.  Valdinei Campos de Souza vem de Presidente Epitácio, na divisa do oeste paulista com o sul-mato-grossense, onde aposentou-se como funcionário de frigorífico e também por ter trabalhado no serviço de inspeção.

Souza é egresso do curso de Medicina Veterinária na Unoeste, formado em 1997. De volta à instituição, está feliz com a especialização e com a perspectiva de vir a empreender neste segmento. Sua filha Rafaela Vitória Marchini de Souza também é médica veterinária, igualmente formada pela Unoeste, e está fazendo residência no Hospital Veterinário.

A médica veterinária Nara Furlan Leitão tem uma trajetória vitoriosa nesta mesma instituição. No final do curso em 2009, foi selecionada, entre cerca de 1,5 mil candidatos de todo Brasil, para fazer especialização em animais silvestres no Projeto Tamar, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Na primeira fase, ficou entre os 15. Na segunda fase, foi a primeira de três.

Após dois anos na Bahia, Nara voltou para Prudente e vem atuando em clínica de pequenos animais, como plantonista da São Francisco, na cidade, e o trabalho de meio período na Mascote, em Regente Feijó. Está entre os alunos da especialização e afirmou estar sendo melhor do que esperava, pelo ótimo corpo docente, pela excelente estrutura e pelo fato de poder colocar em prática o que está aprendendo.

Cristiane, a dona dos animais utilizados como modelo na oficina do professor Marques, testemunhou que a Unoeste tem formado excelentes médicos veterinários, com habilidades desenvolvidas desde a graduação. Ela teve dois animais em péssimo estado de saúde que foram confiados ao Hospital Veterinário e ganharam sobrevida de mais de dois anos. Hoje tem quatro cães, todos atendidos por professores e alunos da Unoeste.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem