CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Programa de intercâmbio recebe inscrições para cinco bolsas

Selecionados terão a oportunidade de ir para países da América do Sul, da América Central e da Europa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Programa de intercâmbio recebe inscrições para cinco bolsas
Bolsas Ibero-Americanas: oportunidade em obter ou ampliar visão de mundo

O programa de mobilidade internacional Ibero-Americanas oferece novamente bolsas para cinco alunos da Unoeste. A novidade está na oportunidade para estudantes de pós-graduação, sendo que em anos anteriores somente eram contemplados os da graduação. As inscrições estão abertas pelo aplicativo “Santander Universitário”.
 
Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados e que estejam no momento da inscrição no mínimo no 2º termo e no momento de recebimento da bolsa no máximo no penúltimo termo. As bolsas são ofertadas pelo banco Santander em convênio com a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste.
 
Os critérios de seleção são quatro: 1- maior pontuação obtida no questionário disponibilizado no edital publicado na homepage da universidade, 2- comprovação dos dados informados no questionário, 3- apresentação do projeto de intercâmbio, e 4- viabilidade de intercâmbio com a instituição de destino.
 
O processo seletivo está programado em quatro etapas, começando pela inscrição, seguindo com a definição de 20 inscritos com maior pontuação no questionário e depois o treinamento e a elaboração do projeto de intercâmbio, concluindo com a classificação final para seleção dos cinco contemplados.
 
Os critérios de desempate para os 20 com maior número de pontos são os seguintes: média das notas das disciplinas, envolvimento em iniciação científica, participação na organização de projeto de extensão, prática de extensão e conhecimento avançado de idiomas.
 
Os países para o intercâmbio de quatro a seis meses, com bolsa de 3 mil euros, correspondente  a R$ 12.630,90, são Peru, Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai, na América do Sul; México e Porto Rico, na América Central;  Portugal e Espanha, na Europa. O dinheiro é destinado às despesas com passagens de ida e volta, moradia e alimentação no exterior.
 
A assessora de relações interinstitucionais, Adiane Mitidiero, e a secretária Muryel Acco (podcast) contam que já são mais de 40 alunos contemplados pela Unoeste com bolsa do Programa Ibero-Americanas, desde 2014; todos com testemunhos sobre como ganharam em visão de mundo com o intercâmbio.
 
Conforme Adiane, a troca de experiências com pessoas de outras nacionalidades é uma forma de viver outras culturas que proporcionam ganho pessoal e na formação profissional, contribuindo para melhorar a empregabilidade, pelo diferencial de um currículo enriquecido pela ampliação do conhecimento.
 
Serviço: As inscrições são feitas pelo aplicativo “Santander Universitário”. Mais informações no site.
 
Confira o podcast com a Adiane Mitidiero e Muryel Acco sobre intercâmbio, gravado pela Rádio Facopp:


Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem