CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos vivenciam experiência diferente no Pantanal

Mais de 30 estudantes de Ciências Biológicas passaram quatro dias estudando o local, que fica no Mato Grosso do SUL (MS)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Alunos vivenciam experiência diferente no Pantanal
Deslocamento dos participantes da expedição em canoas canadenses para atravessar os corixos e fazer observações da fauna e vegetação do Pantanal

Mais de 30 alunos acompanhados de professores dos cursos de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) da Unoeste chegaram nesse fim de semana de uma expedição de quatro dias pelo Pantanal, no Mato Grosso do Sul (MS). Caracterizada como uma viagem técnico-científica, a atividade levou o nome de “Expedição de estudo do bioma Pantanal” e teve como principal objetivo oferecer conhecimento aos estudantes sobre as características das plantas e animais do local, além de fazer com que eles diferenciem o bioma Pantanal dos demais biomas brasileiros.
 
Durante a viagem, os acadêmicos, além de aprender técnicas de coleta e análise de macro invertebrados, também realizaram um inventário rápido das aves do Pantanal, aprenderam técnicas de coleta e processamento de macrófitas aquáticas, descreveram as adaptações anatomofiosiológicas de vegetação do local, entenderam aquele ecossistema, conheceram o Rio Miranda e o Rio Paraguai e avaliaram os impactos ambientais decorrentes das atividades econômicas da região sul-matogrossense.
 
De acordo com um dos professores organizadores da atividade, Dr. Rondinelli Artur Simões Salomão, este tipo de ação é de suma importância aos acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, pois proporciona um contato direto com um sistema altamente dinâmico, único e riquíssimo em biodiversidade, mostrando a importância da preservação e conservação deste e de outros biomas.
 
“Acredito que para os estudantes tenha sido uma experiência fundamental na formação deles, pois proporcionou uma vivência intensa e cooperativa, instigando o espírito científico através das práticas vivenciadas, todas elas voltadas na busca pelo desenvolvimento profissional como futuros docentes, biólogos e/ou pesquisadores”, salienta.

Para Nathália Rebolho Turozi, do 7º termo do bacharelado em Ciências Biológicas, que veio de Cafeara (PR) especialmente para estudar na Unoeste, essas viagens mostram na prática como é a vida de um biólogo. “Aprendemos muito em aula a teoria, mas poder sair e vivenciar coisas que foram ditas em sala é totalmente diferente. Ter a prática, estar em contato com a natureza realmente faz uma enorme diferença, além de ser muito gratificante e uma sensação incrível”, fala.  
 
Foto: Cedida Grupo de alunos, professores e participantes da expedição ao Pantanal
Grupo de alunos, professores e participantes da expedição ao Pantanal

A estudante conta ainda que o grande destaque da experiência para ela foi poder se conectar mais com a natureza, escutar o som das aves e ver todos os animais soltos em seu habitat. “Foi algo mágico! O fato de lá no Pantanal o acesso à internet ser difícil foi um ponto chave da viagem, pois nos fez definitivamente aproveitar cada pedacinho do lugar, observar, escutar mais e interagir em grupo”, revela.
 
Além do professor Rondinelli, estiveram presentes na organização da viagem os docentes Dra. Ana Paula Nunes Zago Oliveira, Dr. Willian Hiroshi Suekane Takata, Willyam de Lima Vieira e Dr. Silverio Takao Hosomi, que também é coordenador dos cursos.
 
Vestibular 2020
Ciências Biológicas licenciatura e bacharelado são alguns dos cursos ofertados pelo processo seletivo da Unoeste, que está marcado para o dia 23 de novembro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas exclusivamente pelo site. São 70 cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem