CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fazenda Experimental contribui com a agropecuária da região

Considerada unidade de referência tecnológica, área reforça compromisso de formar profissionais qualificados na área de ciências agrárias


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Fazenda Experimental contribui com a agropecuária da região
Espaço destinado para a prática na formação profissional

Espaço dedicado para aprimorar o conhecimento ofertado em sala de aula, a Fazenda Experimental da Unoeste tem como objetivo principal apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com ampla estrutura, visa proporcionar o desenvolvimento de aulas práticas dos cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, além de atender a demanda de pesquisadores dos programas de pós-graduação lato e stricto sensu, respectivamente especializações e cursos de mestrado e doutorado em Agronomia, Ciência Animal e Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.

Localizada na margem da Rodovia Olímpio Ferreira da Silva, km 17, na cidade de Presidente Bernardes (SP), a fazenda conta com 125 hectares de terra disponíveis para a realização de atividades acadêmicas que contribuem com o desenvolvimento do campo na região do oeste paulista desde 1999. O local faz parte do complexo acadêmico da Faculdade de Ciências Agrárias que oferece formação de qualidade e possibilidades que servem de base para a produção e atualização de conhecimento. 

Em sua estrutura, a fazenda possui espaços experimentais para a realização e desenvolvimento de produção agrícola e produção de animais que servem de auxílio para aulas práticas, estágios, ações de pesquisa e extensão. A sede mantém sala de aula, espaço de estudo ao ar livre, refeitório, alojamento para estagiários e visitantes, mangueira coberta, galpão para os maquinários, depósitos de insumos, baias de animais e piquetes para a experimentação bovina.

O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Dr. Carlos Sérgio Tiritan, enfatiza que o local é utilizado para a realização de cursos, estágios, visitas, seminários, dia de campo e diversas ações que buscam contribuir com a formação acadêmica e profissional dos acadêmicos, visando impulsioná-los para o mercado de trabalho. “A fazenda permite que os alunos desenvolvam trabalhos práticos, de iniciação científica e atividades de extensão, vinculando essas ações realizadas como uma iniciação para a vida profissional”, fala.

A Unoeste segue com o compromisso de oferecer ensino de excelência e faz o uso da estrutura da Fazenda Experimental para simular condições de uma propriedade agropecuária. “Proporcionar essa estrutura é fundamental para a aprendizagem. As atividades são conduzidas por funcionários e docentes qualificados, onde os alunos podem desenvolver os conceitos na prática”, destaca Tiritan.

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Pesquisas atendem a alta demanda nas produções agrícolas e de animais na região oeste do estado
Pesquisas atendem a alta demanda nas produções agrícolas e de animais na região oeste do estado

Principais atividades

Na Fazenda Experimental, os estudos desenvolvidos contribuem para a difusão de tecnologias que possibilitam a otimização das ações buscando trazer resultados que podem ser aplicados no dia a dia do agricultor ou pecuarista, além de contribuir com a formação acadêmica do estudante.

Pecuária de corte (cria, recria e engorda) 

Atividade destinada à criação de animais com o foco voltado à produção de carnes para o consumo. Existem alguns tipos de pecuária de corte, como bovinos, caprinos e ovinos. No Brasil, devido à quantidade de expansão territorial, a pecuária de corte está vinculada à criação de bovinos que é a responsável por tornar o país em um dos principais exportadores de carne do mundo. A Fazenda Experimental desenvolve atividades seguindo a produção do país, e trabalha com a “cria, recria e engorda” de bovinos. 

Pecuária de leite (recria) 

Atividade que tem como objetivo a criação de animais para produção de leite e derivados. Os bezerros são recebidos das matrizes leiteiras que fica no Centro Zootécnico do campus 2 da Unoeste, em Presidente Prudente, e na fazenda são realizados trabalhos para o desenvolvimento do animal. 

Agricultura

É um conjunto de técnicas usadas no solo para o cultivo de vegetais, sejam elas destinados à alimentação humana e animal, produção de matérias-primas e ornamentação. São desenvolvidos experimentos de produção de culturas anuais, como: soja, milho, algodão, feijão, entre outras. Além da produção de silagens, que busca suprir a falta de alimentos para os animais no período de inverno e atividades de reforma de pastagens. 

Saiba mais

Para mais informações sobre os cursos de agrárias da Unoeste acesse a página de cada um no portal da universidade na internet:

Agronomia

Medicina Veterinária

Zootecnia

 

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem