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Curso de revisão sistemática tem ampla participação

Com duração de 4 meses, último encontro aconteceu nesse sábado (12); aulas foram realizadas 100% on-line


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Foto: Reprodução Curso de revisão sistemática tem ampla participação
No total o curso contou com a participação de 110 inscritos, sendo que 82 possuem vínculo com a Unoeste

 

A pandemia do novo coronavírus impôs um novo normal para toda a população, incluindo os pesquisadores. Essa nova realidade abriu oportunidades para desenhos de estudos específicos, como a revisão sistemática. A principal vantagem da condução revisão sistemática neste período é que todas as etapas podem ser realizadas remotamente, desde a coleta de dados até a publicação. Contudo, o aumento exponencial na publicação de revisões sistemáticas demonstra a necessidade de qualificação dos pesquisadores na condução de revisões de alta qualidade com o objetivo de se destacar no meio acadêmico. Pensando nisso, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats), vinculado à Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) da Unoeste, realizou o curso de extensão “Revisão Sistemática como meta-análises: da elaboração à publicação”, com duração de 4 meses.

 A última aula do curso foi realizada no último sábado (12) e no total contou com a participação de 110 inscritos, sendo que 82 possuem vínculo com a Unoeste como aluno de graduação e pós-graduação, funcionário ou docente. Houve também participantes de diversas cidades do estado de São Paulo e até mesmo de outros estados como Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul. 

De acordo com a coordenadora do Nats, professora Dra. Edima de Souza Mattos, os participantes aprovaram a realização do curso e destacaram a qualidade das aulas. “O curso de revisão sistemática foi excepcional, muito organizado, aulas bem didáticas, claras e esclarecedoras” conta a médica e mestranda Danielle Francisco Honorato De Barros Torelli. 

A repercussão foi tão positiva que já existem interessados em se cadastrar na próxima turma, que será aberta em 2021. No momento, cerca de 30 pessoas já manifestaram interesse em participar da próxima edição.

As aulas quinzenais foram ministradas em plataforma virtual por profissionais de diferentes áreas com experiência prévia na condução de revisão sistemática. Além dos que atuam na área médica, os professores que ministraram as aulas do curso são especialistas em estatística, bibliotecários e pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação ofertados pela Unoeste. Para os professores, a experiência de atuarem ministrando as aulas foi extremamente valiosa pela troca direta de informações com os participantes, como conta o professor Guilherme Henrique Grande Dalaqua, docente do curso de Medicina. “Ter participado como docente do curso foi uma excelente oportunidade de transmitir o conhecimento e também de atualização e aprendizado, que devem ser constantes para realização de uma revisão sistemática de qualidade”, diz. 

Os participantes puderam colocar em prática o conteúdo ministrado com os professores envolvidos durante as tutorias realizadas entre as aulas. Nessas tutorias, os alunos divididos em grupos ou até mesmo individualmente, tiraram dúvidas sobre as aulas e conduziram suas próprias ideias de revisão sistemática. “As tutorias em pequenos grupos de pessoas para acompanhar o desenvolvimento daqueles que tivessem interesse em fazer a sua própria revisão foi um grande diferencial para os estudantes. Com esta experiência os participantes têm, após o curso, a oportunidade de publicar em periódicos internacionais”, relata o professor Guilherme. 

A médica Dra. Danielli Torelli também aprovou esse acompanhamento com as tutorias ao longo do curso. “As tutorias foram ótimas e extremamente necessárias, conseguimos através delas colocar em prática tudo aquilo que vimos durante as aulas”, fala.

Para a bibliotecária coordenadora da Rede de Bibliotecas da Unoeste, Regina Rita Liberati Silingovschi, a participação da equipe de profissionais bibliotecários da universidade foi um grande prestígio para todos os envolvidos. “Acredito que esta capacitação auxiliou os pesquisadores participantes na elaboração de suas pesquisas e confecção de trabalhos científicos relacionados com revisões sistemáticas e meta-análises em diversas áreas do conhecimento e em especial à área da saúde. Gostaria de agradecer a professora Edima pelo convite para fazermos parte desse trabalho tão rico que engrandeceu ainda mais nossa instituição”, comenta. 

O curso teve o objetivo de capacitar os participantes na leitura, interpretação, elaborações de revisões sistemáticas e meta-análises e redigir artigos para publicação. Ao longo dos meses, todas as etapas para condução de revisão sistemática foram abordadas em aulas separadas, incluindo análise dos critérios de elegibilidade, estratégia de busca nas bases de dados, uso de software como estratégia de seleção de dados, extração dos dados, avaliação da qualidade metodológica, realização da meta-análise, dentre outros. O cadastro de interesse para próxima turma pode ser realizado no site da Unoeste.  Para mais informações, basta enviar e-mail para secretarianatsfamepp@unoeste.br.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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