CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Momento crítico de baixo estoque de sangue motiva campanha

Unoeste estimula funcionários, professores e alunos para doação no Hospital Regional e na Santa Casa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Bianca Santos/HR Momento crítico de baixo estoque de sangue motiva campanha
Campanha de Doação de Sangue mobiliza comunidade Unoeste
   
O baixo estoque de sangue dos setores de hemoterapia do Hospital Regional (HR) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo e da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente motivou mais uma ação humanitária da Unoeste nestes tempos de pandemia do conoravírus. Iniciada na segunda-feira (13) desta semana, com previsão de duração de 30 a 45 dias, a campanha de doação envolve funcionários, professores e alunos.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, a campanha poderá ir além deste momento de isolamento social, caso as atividades normais sejam retomadas no dia 23 deste mês. Afirma que foram tomadas precauções de rigorosos cuidados de proteção ao público interno e aos profissionais de saúde que fazem atendimento e coleta de sangue.

O atendimento na Santa Casa ocorre mediante agendamento, neste período, para o controle do fluxo de doadores. No HR, a orientação é que os doadores evitem de ir ao Banco de Sangue em grupos, evitando aglomeração. Ainda de acordo com Guelfi, a iniciativa foi motivada pelo baixo estoque de sangue em razão do afastamento dos doadores habituais ou mesmo os eventuais, receosos de contrair o novo coronavírus. Sendo assim, a campanha ocorre com todos os cuidados necessários para garantir a saúde dos doadores.

A campanha nasceu no curso de Enfermagem, passou pelo Departamento de Comunicação, recebeu o envolvimento do Departamento de Segurança e foi centralizado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). De acordo com a coordenadora do curso Maria Nilda Camargo de Barros Barreto a necessidade foi apresentada pela professora Elaine Cristina Negri Santos, que trabalha no hemocentro.

Para a coordenadora é muito importante que a Unoeste, sempre presente em ações de responsabilidade social, esteja mobilizada para atender mais essa necessidade dentro a ampla frente de ações que tem atuado nesse momento crítico, colaborando com a sua expertise na produção de conhecimento, na aplicação técnica e com a ajuda humanitária. O que ocorre nessa ação e em várias outras frentes.

Trabalhadores do setor de segurança na universidade têm feito campanha departamental, com a doação no meio do ano, mas agora antecipada para atender a necessidade do momento e ser inserida na campanha institucional liderada pela Proext. O supervisor de segurança, major Edson Aparecido Torchi Duro, diz que era feita em grupo, de acordo com a jornada de trabalho, mas que agora será individualmente.

Na condição de gerente de enfermagem no Hemocentro de Presidente Prudente, vinculado à Santa Casa, Elaine conta que, apesar da queda do número de doadores, está sendo possível atender a demanda da cidade e região. Porém, a campanha tem a importância de fazer retomar a estabilidade do estoque de sangue. Afirma que a Unoeste tem sido parceira, com alunos de diversos cursos motivados por professores.

Pelo Núcleo de Hemoterapia do HR, a assessoria de imprensa do hospital informa que desde o início da pandemia a queda tem sido de 30 a 40%. Enaltece a iniciativa da Unoeste de grande valia para a instituição referência para atendimentos de média e de alta complexidade, que depende de sangue para o tratamento de diversas doenças, inclusive do uso de plaquetas em casos graves e cirúrgicos.

Na manhã desta terça-feira (14), o fiscal de vigilância Ederson Nunes Fonseca fez doação no HR, contou que há 11 anos é doador regular, pois quando trabalhou no hospital entendeu essa necessidade, e comentou que não dói e é uma ação de solidariedade. O segurança Manoel Messias Pereira Rodrigues fez doação à tarde na Santa Casa. Faz doações com freqüência e entende que doar é ato de cidadania.

Serviço
- Santa Casa: atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados das 7h às 11h, com agendamento pelo telefone 0800 979 6049.
- Hospital Regional: atendimentos todos os dias, inclusive nos feriados, das 7h às 17h. Mais informações no (18) 3229-1570.
- Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 Kg, estar bem alimentado e com saúde; e apresentar documento com foto.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem