CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Anjos: Projeto Refeição totaliza mais de 4 mil alimentações

Voluntários trabalharam por quase dois meses aos finais de semana na produção das refeições; ao todo, foram produzidos mais de 5 mil quilos em alimentos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Anjos: Projeto Refeição totaliza mais de 4 mil alimentações
Cardápios foram elaborados com o objetivo de serem nutritivos e saborosos

Foram quase dois meses de muita solidariedade aliada a horas e horas de trabalho intenso nas cozinhas do curso de Gastronomia da Unoeste. Os voluntários do Projeto Refeição Anjos da Unoeste finalizaram a ação no último fim de semana e entregaram mais de 4 mil refeições para cinco entidades assistenciais de Presidente Prudente em oito semanas. Ao todo, desde o início de julho, foram produzidos mais de 5 mil quilos em alimentos que foram financiados pela universidade e doados por parceiros, alunos, funcionários e população no geral. 

De acordo com o coordenador do curso de Gastronomia, professor Yuri Moita, desde o início ele encarou o projeto como um grande desafio devido à grandiosidade da ação. “Trabalhávamos todas as sextas-feiras para organizar tudo de modo a receber os voluntários da melhor forma e assim protegê-los para aproveitarem o momento da melhor maneira possível. Ficava muito feliz de a cada domingo ver a felicidade dos representantes das entidades quando descobriam que tínhamos conseguido entregar cinco ou dez refeições a mais, pois, com isso, mais algumas famílias poderiam receber a alimentação”, comenta. 

Sobre a satisfação de ter cumprido a tarefa, Yuri revela que ele e sua equipe cresceram muito profissionalmente, mas principalmente cresceram como pessoas. “Todo fim de semana, quando entregávamos tudo no domingo, eu pensava: ‘eles poderiam estar em suas casas, mas estão aqui. Eu preciso corresponder a essa confiança’. Foi desafiador dar conta da jornada que eu já tinha de trabalho e a operacionalização desta ação. Abrir mão de finais de semana, ficar sexta-feira até mais tarde montando kits, organizando laboratórios, me fez pensar muitas vezes que queria estar descansando. Mas, neste último domingo, quando cheguei em casa, juntei as mão e agradeci por ter comida na minha mesa e na de outras centenas de pessoas, que assim como eu, estavam com fome e poderiam saciá-la”, diz.

Foto: Ector Gervasoni Mais de 4 mil pessoas receberam as refeições em quase dois meses de projeto
Mais de 4 mil pessoas receberam as refeições em quase dois meses de projeto

Para Leandro Pires, presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente (Feapp), instituição parceira do projeto, a doação de refeições nessas oito semanas foi uma ajuda substancial para as famílias atendidas. “Vi depoimentos de mães falando que dividiriam as refeições com o restante da família e que elas seriam aproveitadas até o meio da semana, por exemplo. Foi muito importante essa parceria com o Anjos da Unoeste, pois temos certeza que para muitas famílias aquela era a única refeição disponível naquele fim de semana e essa realidade está muito mais próxima do que a gente imagina. Só temos que agradecer a universidade, os voluntários e o curso de Gastronomia pela qualidade das refeições. Percebemos que ali continha amor e carinho, não era apenas uma comida boa, e isso torna tudo muito diferente para quem recebe”, salienta.

Segundo o idealizador do Programa Anjos da Unoeste, Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, a iniciativa do Projeto Refeição surgiu com o intuito de ajudar as pessoas que estavam passando por dificuldades financeiras neste período de pandemia. “Todos estão sendo atingidos pela crise, uns mais, outros menos, mas não queremos ninguém passando fome e foi por isso que tivemos a ideia da ação. Precisamos agradecer muito os voluntários e o curso de Gastronomia, que deu todo o treinamento de como fazer uma refeição bem feita respeitando o preparo e toda a higiene necessária. Além disso, queremos agradecer a parceria com a Feapp que organizou toda a distribuição dessas refeições”, fala.

Depois de dois meses do primeiro fim de semana de ação, o Dr. Gabriel comenta sobre a quantidade de pessoas envolvidas para que tudo desse certo e o objetivo final tivesse sido alcançado: a doação de alimentação para famílias necessitadas. “O resultado graças a Deus foi muito bom e esperamos ter ajudado a vida dessas pessoas por esse período. A Unoeste quer mostrar com a ação que qualquer um que tenha interesse em disseminar o bem, independente da área, é possível! Quem mais tem é quem mais pode dar e muita gente precisa de ajuda, principalmente agora”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem