Medicina doa mais de 34 mil doses de remédios à Saúde de Jaú
Os medicamentos foram entregues nesta quarta-feira (3) à Secretaria de Saúde do município; ação que mobilizou toda comunidade acadêmica faz parte do Trote Sustentável

Você sabia que aquele medicamento que sobrou e não serve mais para você, pode fazer a diferença no tratamento de alguém? A doação desses fármacos esquecidos na gaveta é uma forma sustentável de ajudar quem não pode comprá-los, além de evitar o consumo desnecessário. Com base nessa premissa, o tradicional Trote Sustentável da Unoeste do Campus de Jaú teve como uma de suas ações a arrecadação de remédios que estão dentro do prazo de validade.
Nessa edição, a ação contou com a mobilização de todos os termos da Medicina Jaú. Entre calouros e veteranos, os estudantes arrecadaram mais de 34 mil doses de medicamentos, que foram entregues nessa terça-feira (3) aos representantes da secretaria de saúde do município: Ana Paula Rodrigues, chefe da pasta; Rodrigo Ribeiro, diretor da coordenação farmacêutica; e Eliana Franco, coordenadora farmacêutica.
De acordo com a secretária de saúde, primeiramente os fármacos passarão pela coordenação farmacêutica, onde será realizada uma triagem para a distribuição dos medicamentos na cidade. “Nós já temos pacientes de ação judicial e do alto custo que fazem uso e aguardam algumas dessas medicações e o restante será distribuído nas unidades básicas de saúde”.
Ana Paula ressalta que a iniciativa da faculdade em promover o Trote Sustentável ajuda muito a população do município. “Essa doação vai contribuir muito com a saúde da cidade, não só financeiramente, mas também na agilidade, em diminuir o tempo de espera na entrega desses medicamentos à população. A Unoeste está sempre junto com a gente trabalhando em prol da saúde dos munícipes, nós agradecemos muito por essa parceria que veio para somar”.
O coordenador do curso de Medicina e idealizador do projeto, Dr. José Oliveira Filho, destaca que a atividade de arrecadação de medicamentos visa otimizar a utilização de eventuais sobras de tratamentos e ainda de amostras grátis disponibilizadas pelos laboratórios e que acabam estragando dentro de gavetas nas casas das pessoas ou nos consultórios médicos.
“Esta ação é extremamente importante, pois além de evitar que estes medicamentos se percam e novas doses tenham que ser produzidas, degradando ainda mais o nosso planeta, possibilita também o acesso de pessoas carentes a medicamentos eventualmente difíceis de serem encontrados”, explica o coordenador.
Segundo a professora responsável pelo projeto, Dra. Rafaela Fadoni Alponti Vendrame, o trote sustentável vem crescendo a cada semestre. “Os estudantes estão abraçando mesmo a causa. Esse semestre, por exemplo, que as ações foram para todos os termos, nós batemos o recorde de doações. Isso é muito bacana, ver o quanto esses jovens estão motivados e comprometidos com atividades para um mundo melhor”, fala a professora.
Participaram da entrega também, o vice-presidente da Atlética da Medicina Jaú e aluno do 5º termo, Humberto Magalhães, a presidente do Centro Acadêmico e estudante do 1º termo, Luciana Amorim Nunes, e a representante de classe do 2º termo, sala campeã em arrecadação dessa edição do trote, Camila Pereira Schiavo. Os futuros médicos foram unânimes ao mencionar que participar do Trote Sustentável foi gratificante.
“Saber que estamos contribuindo de alguma forma para um mundo melhor é recompensador, como por exemplo nessa ação que disponibilizamos gratuitamente medicamentos que não estão disponíveis na rede pública para pessoas que precisam desses fármacos para um tratamento. Mostra o quanto a faculdade e nós alunos estamos engajados em poder contribuir com a comunidade que atuamos”, finalizam.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste