Unoeste atuará em Centro de Saúde Integral da Mulher de Jaú
A partir de fevereiro de 2022, os estudantes de Medicina prestarão atendimentos às mulheres jauenses, no ambulatório de baixo risco de obstetrícia e ginecologia

Na manhã de quinta-feira (9), a Unoeste participou do primeiro passo para a implantação do Centro de Saúde Integral da Mulher de Jaú, onde os estudantes da Medicina atuarão a partir de fevereiro de 2022, realizando atendimento às gestantes de baixo risco e exames ginecológicos. Neste momento, as atividades do Ambulatório de Gestação foram ampliadas e as ações de assistência médica especializada serão estendidas a um número maior de mulheres grávidas de Jaú e Potunduva. Essa iniciativa da Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, também terá o apoio da universidade na parte de atendimento e na compra de equipamentos para o local.
Para o médico obstetra coordenador do serviço, Dr. Luiz Alfredo Teixeira Júnior, essa é uma excelente notícia para a população jauense. Após atendimento nas unidades de saúde, a munícipe que estiver grávida será encaminhada para o Ambulatório, que realizará a primeira consulta. “Estamos implantando protocolos assistenciais e normativas para que todas as gestantes tenham um bom tratamento, acompanhamento para um parto bem tranquilo. Elas passarão por uma primeira consulta onde receberão orientação sobre a gravidez, além de realizar exames iniciais. Caso seja detectado alguma alteração, todo o acompanhamento pré-natal será realizado no local, caso contrário o pré-natal será feito na unidade de saúde mais próxima da residência da gestante”, explica.
O médico reforça que, se durante a gravidez houver alguma complicação, a gestante será novamente encaminhada para o ambulatório de alto risco, que seguirá com o acompanhamento até o parto. “Para mim, a maior obra que pode existir é investir no ser humano, por isso, eu estou muito feliz com esse projeto. Com esse ambulatório, nós vamos conseguir oferecer um atendimento melhor e bem mais adequado às nossas gestantes e seus bebês, o que é um ganho enorme para a cidade”.
A Secretária de Saúde, Ana Paula Rodrigues, comenta que a ampliação desse serviço proporciona melhor atendimento e mais saúde para a gestante e também para o bebê. “Nós queremos que todo o ciclo seja acompanhado, desde a gestação até após o nascimento do bebê. Uma vez que os recém-nascidos que apresentarem casos específicos serão acompanhados pelo pediatra Dr. Régis Cilia, até que tenha alta e volte para unidade de saúde básica”, informa.
O coordenador do curso de Medicina Jaú, Dr. José Oliveira Filho, menciona que esse serviço além de ser excelente para a população é uma ótima oportunidade para que os alunos coloquem em prática tudo o que tem aprendido nos laboratórios e em sala de aula. “Nós já temos essa atividade em clínica, também em clínica cirúrgica, que iniciamos no último semestre e agora vamos avançar para essa atividade em prol da saúde da mulher, da criança e do idoso. Nesse projeto em especial, os estudantes vão atuar no atendimento às mulheres, no ambulatório de baixo risco de obstetrícia e também no ambulatório de ginecologia”.
Dr. José acrescenta que essa ampliação na parceria da Unoeste com a Prefeitura Municipal de Jahu junto à Secretaria de Saúde é de extrema importância para a universidade e para a população. “Mais uma vez, eu quero agradecer ao Prefeito Ivan Cassaro e a secretária Ana Paula, por acreditar no propósito e na competência da universidade. Essa ação conjunta, sem dúvidas, vai agregar muito à saúde do município e trará muitos benefícios para os jauenses”, finaliza.
Serviço – O Centro de Saúde Integral da Mulher de Jaú já está em funcionamento na rua Campos Salles, 738 (antigo prédio do Lucy Montoro).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste