CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste atuará em Centro de Saúde Integral da Mulher de Jaú

A partir de fevereiro de 2022, os estudantes de Medicina prestarão atendimentos às mulheres jauenses, no ambulatório de baixo risco de obstetrícia e ginecologia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Thais Gonçalves Unoeste atuará em Centro de Saúde Integral da Mulher de Jaú
O coordenador Medicina Jaú, Dr. José, o médico responsável pelo serviço, Dr. Luiz Alfredo e a Secretária, Ana Paula

Na manhã de quinta-feira (9), a Unoeste participou do primeiro passo para a implantação do Centro de Saúde Integral da Mulher de Jaú, onde os estudantes da Medicina atuarão a partir de fevereiro de 2022, realizando atendimento às gestantes de baixo risco e exames ginecológicos. Neste momento, as atividades do Ambulatório de Gestação foram ampliadas e as ações de assistência médica especializada serão estendidas a um número maior de mulheres grávidas de Jaú e Potunduva. Essa iniciativa da Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, também terá o apoio da universidade na parte de atendimento e na compra de equipamentos para o local. 

Para o médico obstetra coordenador do serviço, Dr. Luiz Alfredo Teixeira Júnior, essa é uma excelente notícia para a população jauense. Após atendimento nas unidades de saúde, a munícipe que estiver grávida será encaminhada para o Ambulatório, que realizará a primeira consulta. “Estamos implantando protocolos assistenciais e normativas para que todas as gestantes tenham um bom tratamento, acompanhamento para um parto bem tranquilo. Elas passarão por uma primeira consulta onde receberão orientação sobre a gravidez, além de realizar exames iniciais. Caso seja detectado alguma alteração, todo o acompanhamento pré-natal será realizado no local, caso contrário o pré-natal será feito na unidade de saúde mais próxima da residência da gestante”, explica.

O médico reforça que, se durante a gravidez houver alguma complicação, a gestante será novamente encaminhada para o ambulatório de alto risco, que seguirá com o acompanhamento até o parto. “Para mim, a maior obra que pode existir é investir no ser humano, por isso, eu estou muito feliz com esse projeto. Com esse ambulatório, nós vamos conseguir oferecer um atendimento melhor e bem mais adequado às nossas gestantes e seus bebês, o que é um ganho enorme para a cidade”.

Foto: Thais Gonçalves Representantes da universidade e município com a equipe do Ambulatório de gestação.
Representantes da universidade e município com a equipe do Ambulatório de gestação.

A Secretária de Saúde, Ana Paula Rodrigues, comenta que a ampliação desse serviço proporciona melhor atendimento e mais saúde para a gestante e também para o bebê. “Nós queremos que todo o ciclo seja acompanhado, desde a gestação até após o nascimento do bebê. Uma vez que os recém-nascidos que apresentarem casos específicos serão acompanhados pelo pediatra Dr. Régis Cilia, até que tenha alta e volte para unidade de saúde básica”, informa.

O coordenador do curso de Medicina Jaú, Dr. José Oliveira Filho, menciona que esse serviço além de ser excelente para a população é uma ótima oportunidade para que os alunos coloquem em prática tudo o que tem aprendido nos laboratórios e em sala de aula. “Nós já temos essa atividade em clínica, também em clínica cirúrgica, que iniciamos no último semestre e agora vamos avançar para essa atividade em prol da saúde da mulher, da criança e do idoso. Nesse projeto em especial, os estudantes vão atuar no atendimento às mulheres, no ambulatório de baixo risco de obstetrícia e também no ambulatório de ginecologia”. 

Dr. José acrescenta que essa ampliação na parceria da Unoeste com a Prefeitura Municipal de Jahu junto à Secretaria de Saúde é de extrema importância para a universidade e para a população. “Mais uma vez, eu quero agradecer ao Prefeito Ivan Cassaro e a secretária Ana Paula, por acreditar no propósito e na competência da universidade. Essa ação conjunta, sem dúvidas, vai agregar muito à saúde do município e trará muitos benefícios para os jauenses”, finaliza.

Serviço – O Centro de Saúde Integral da Mulher de Jaú já está em funcionamento na rua Campos Salles, 738 (antigo prédio do Lucy Montoro).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem