CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Curso de instrumentação cirúrgica atende mercado de trabalho

Concluintes da 6ª turma atestam a importância da capacitação e comemoram o crescimento profissional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Curso de instrumentação cirúrgica atende mercado de trabalho
Mariane, de Três Lagoas: elogios ao curso por proporcionar o seu crescimento profissional

 

A oferta de curso para formação de instrumentador cirúrgico atende necessidade do mercado na região de Presidente Prudente e extrapola a fronteira de São Paulo ao atrair profissionais de saúde do Mato Grosso do Sul, além de ser oportunidade para estudantes dessa área. Quem já atua profissionalmente afirma que o curso livre de Capacitação para Instrumentação Cirúrgica tem contribuído com o crescimento profissional; e quem não atua comenta estar buscando a preparação para o futuro.

O encerramento das aulas da 6ª turma ocorreu no sábado (12) e as matrículas estão abertas para a 7ª turma. A professora Dra. Maria Rita Guimarães Maia, formada em enfermagem e obstetrícia, explica que a instrumentação cirúrgica é uma função a espera de ser reconhecida como profissão, de tal forma que o curso ofertado através da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) tem atraído auxiliares de enfermagem e estudantes de medicina e odontologia, dentre outros.

A duração é de seis meses, com aulas quinzenais aos sábados. “Ao final os alunos saem aptos para a atividade de instrumentador cirúrgico. O curso oferece base teórica e prática. As aulas práticas são no HR [Hospital Regional]. O mercado acaba absorvendo essa mão de obra qualificada”, disse a Dra. Maria Rita durante a finalização de mais uma turma, em aula com o uso de avançadas tecnologias e avaliação com uso de aplicativo no ambiente altamente tecnológico: a Sala Betha. 

Profissionais de alto gabarito

Além da Dra. Maria Rita atuam na qualificação dos alunos as professoras Dra. Ivete Maria Assef Fernandes, consultora de serviços de saúde que dá suporte à diretoria executiva do hospital Iamada; e as enfermeiras Daniela Primolan de Rezende, coordenadora do Centro Obstétrico e Enfermaria do HR; e Eliane Cristina Carvajal Yarain que atua no Hospital Iamada e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do conjunto habitacional Ana Jacinta. 

Na utilização da Sala Betha as professoras têm o apoio do designer instrucional Antônio Sérgio Alves e do estagiário Gabriel Tamaoki, estudante de ciência da computação na Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste). O curso sobre Instrumentação Cirúrgica utiliza a mesma estrutura dos cursos de graduação e pós-graduação, seja na universidade, a 2ª Melhor entre as particulares do estado de São Paulo, ou na parceria com o hospital, o 3º maior hospital público do interior paulista.

Foto: Homéro Ferreira Auxiliares de enfermagem de Aparecida do Taboado: aprendizado levado para o trabalho no dia a dia
Auxiliares de enfermagem de Aparecida do Taboado: aprendizado levado para o trabalho no dia a dia

Aprendizado e compartilhamento

“O estudo na Unoeste e o estágio no hospital que possui um grande centro cirúrgico têm contribuído com o aprendizado que levamos para o nosso trabalho e com as ideias para melhorar onde trabalhamos”, contou a técnica de enfermagem com 17 anos de atuação no mercado Gislaine Moura Eugênio. “Trabalho como instrumentadora cirúrgica do hospital público de Aparecida do Taboado [MS] e o curso tem ajudado bastante no nosso dia a dia”, disse.

Gislaine e mais três colegas trabalham no mesmo hospital mantido pela Fundação Estadual de Saúde de Aparecida do Taboado (Fesat), cuja administração tomou conhecimento do curso na Unoeste, ajudou com 50% do custo e obteve o transporte junto a Prefeitura. Gislaine, Ellen Natalimi, Ana Carolina Santos Silva e Márcia Nogueira de Jesus enfrentaram mais de 300 km com saída às 3h de Aparecida para chegar em Prudente às 7h20; e garantem ter valido a pena todo empenho. 

Crescimento e preparação

A também técnica de enfermagem Mariane Nunes de Brito Rezende, de Três Lagoas (MS), distante 220 Km, disse que o curso de Capacitação para Instrumentação Cirúrgica tem ajudado muito em seu crescimento profissional de instrumentadora cirúrgica. Ela trabalha no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e na Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems). Suas viagens para Prudente foram em carro próprio, com o esposo e sua filha.

Morador de Presidente Prudente, Igor da Silva Almeida cursa o 4º ano de medicina na Unoeste e optou por fazer o curso de instrumentador cirúrgico para antecipar matéria e conhecer na prática a sua atuação futura como médico. “Está sendo bem prazeroso. Estou vendo realmente como é feita a instrumentação e me familiarizando para chegar no internato [etapa com 100% de vivência prática acompanhada e orientada por professor] com a ideia do planejamento e organização do hospital”. 

Serviço 

Inscrições são realizadas no site na Unoeste, neste link

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem