Está aberta oferta de intercâmbio na Universidade do Chile
Primeira oportunidade foi aproveitada por estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo com ótimo resultado

Ao anunciar nova oportunidade de intercâmbio presencial para o 2º semestre de 2022 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade do Chile, o responsável pelo Departamento de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica da Unoeste, Bruno Takikawa informa que podem se inscrever alunos dos cursos de Arquitetura, Design e Geografia. A vaga será preenchida por ordem de procura. O estudo será gratuito e caberá ao interessado arcar com os demais custos, tais como: transporte, hospedagem e alimentação. É necessário que o aluno tenha conhecimento avançado na língua espanhola.
No 2º semestre de 2021 quem aproveitou a vaga foi a estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo Caroline Lima Zavatieri que enaltece os estudos na Unoeste e as várias oportunidades de acréscimo ao conteúdo programático, como o intercâmbio que fez no Chile e usa parte da vivência internacional em seu trabalho de conclusão de curso. Por causa da pandemia do coronavírus foram quase dois meses de estudos e de trocas culturais com a população chilena da capital Santiago, onde morou, e nas cidades de Valparaíso e Vieña del Mar, que visitou; e também com estudantes de outros países: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Alemanha e Turquia.
História e cultura
“Acho que o principal foi o conhecimento sobre outras culturas, não só a chilena, pois conheci muitos alunos de outros países; e ainda o aperfeiçoamento na língua espanhola. Além disso, estudar em uma cidade grande como Santiago foi importante, pois tem muitos elementos históricos e culturais e também é uma cidade moderna e muito grande. Então, tem elementos arquitetônicos históricos e antigos misturados com elementos muito modernos e desenvolvidos. Foi uma experiência que fez eu me apaixonar por museus, e hoje estou escrevendo sobre eles no meu TCC”, conta.
“Em Santiago foi a mistura de elementos históricos e antigos com elementos muito contemporâneos na cidade que possui muitos parque e áreas verdes. Valparaiso é interessante porque é toda construída em cerros, como grandes morros. Então, possui muitas escadas e elevadores. Também é uma cidade muito rica em cultura e arte; e possui pinturas e expressões artísticas em todas as paredes da cidade... Viña del Mar é uma cidade de praia, com ruas muito amplas e com edifícios mais modernos que as outras cidades que vi”, pontua.
Hospitalidade chilena
Conforme a estudante, algo que chamou bastante a sua atenção foi a constatação de que os chilenos gostam muito do Brasil e alguns deles sabem falar a língua portuguesa. O que viu de muito diferente foi o consumo de abacate nas refeições, em pratos salgados. “Tem abacate no cachorro-quente e até em sushi. Aqui no Brasil eu costumo comer o abacate como algo doce, mas eu gostei de tudo que provei lá no Chile. Mas, o que me surpreendeu foi que eles consomem muita comida venezuelana e peruana. Comi muitos pratos desses países”, comenta.
Em Santiago, Caroline morou em sistema rommie, que define como uma mistura de república e pensionato, com vários quartos individuais e os moradores dividem os banheiros e a cozinha. Em Presidente Prudente, mora na vila Marcondes, o bairro mais antigo da cidade. É filha do cabeleireiro Carlos Alberto Zavatieri e da corretora Maria de Fátima de Lima Zavatieri. Sua irmã Carla cursa Medicina Veterinária na Unoeste e a outra irmã, Milena, faz o ensino médio na Escola Estadual Professora Maria Luiza Formozinho Ribeiro, na vila Charlotte.
Local para privilegiados
Caroline fez o ensino médio no Colégio Criarte e a paixão por arquitetura e arte, associada ao gosto de desenhar e por história, resultou na escolha do curso de Arquitetura e Urbanismo. A oportunidade de intercâmbio na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da universidade pública chilena, surgiu através de contato da coordenadora Marcela do Carmo Vieira. O trâmite burocrático foi iniciado em agosto do ano passado, culminando com a viagem em outubro e retorno em dezembro.
Com os estudos à noite, Caroline faz estágio no escritório Mx Arquitetura e Engenharia, do engenheiro Mauro Xavier. Nos estudos e no estágio aproveita o que aprendeu na Universidade do Chile, a instituição de ensino superior mais antiga do país, com 180 anos. A estudante da Unoeste teve o privilégio de ficar em Santiago que é uma das 50 melhores cidades do mundo para estudar, de estar no Chile que é o 26º de 193 países do mundo que mais investe em educação e que ocupa o topo no ranking da América do Sul no Programa de Avaliação Internacional de Alunos (Pisa). O mesmo privilégio aberto para outro estudante da Unoeste na parceria com a FAU do Chile.
Serviço
Interessados devem entrar em contato com o Departamento de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica para se inscrever até o dia 15 de abril de 2022 pelo iaa@unoeste.br ou pelo telefone (18) 3229-3288.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste