CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisas na Unoeste geram impacto social em quase 50 anos

Trajetória de sucesso da 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo mostra contribuições para região e para a formação de pesquisadores


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Pesquisas na Unoeste geram impacto social em quase 50 anos
Em 2022 serão contabilizados junto às agências de fomento mais de 70 auxílios à pesquisa e 680 bolsas de estudos na Unoeste

A formação educacional de profissionais dentro de uma instituição de ensino superior perpassa por várias etapas evolutivas que consistem no processo de uma formação crítica-reflexiva atenta às demandas do mercado de trabalho. Na condição de 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo e com quase 50 anos de tradição na formação e atualização profissional em todas as áreas do conhecimento, a Unoeste vive constante evolução em qualidade e quantidade em pesquisa. Com o crescimento de 130% e publicações em revistas científicas de alto impacto, dentro da universidade existe um conjunto de ações que contemplam inovação tecnológica, obtenção de patentes, parcerias nacionais e internacionais, dentre outras.

A pesquisa na universidade se destaca pela especialização lato sensu nas modalidades presencial e EAD, com aperfeiçoamentos, residências e capacitações profissionais e pelos programas de pós-graduação stricto sensu, mestrados e doutorados que incidem na produção de trabalhos que geram impacto social.  Diretamente contempladas pela produção de pesquisa que visam a obtenção de títulos acadêmicos na pós-graduação da Unoeste estão as áreas de ciência animal e ciências da saúde, agronomia, odontologia, educação e meio ambiente e desenvolvimento regional. 

Para o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da universidade, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, são praticamente 50 anos de evolução na grande proposta de fomentar a educação no oeste paulista, ação idealizada e realizada pelos professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Dona Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima. “Para transformar a experiência de vida dos seus acadêmicos em excelência profissional, a universidade investe constantemente seus esforços para alcançar os melhores conceitos de qualidade em seus cursos”.

Ele ainda destaca que em 2022 serão contabilizados junto às agências de fomento mais de 70 auxílios à pesquisa e 680 bolsas de estudos. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) disponibilizam bolsas e taxas para fomento à pesquisa. “Pela Capes temos 111 bolsas e taxas para os cursos de mestrado e doutorado, e ainda as bolsas obtidas por projetos submetidos à validação pela Fapesp”, destaca o pró-reitor.

Tem mais! a inovação marca presença nessa trajetória de sucesso da instituição. Atualmente são sete registros no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) de projetos que têm o envolvimento de professores pesquisadores, alunos e profissionais técnicos. Ainda existe o direcionamento de inovação tecnológica para melhorar o nível de emprego em empresas e centros de pesquisas aos profissionais com diferentes formações que se tornam mestres e doutores. 

Para quem ainda está na graduação ou até mesmo no ensino médio, a universidade oportuniza o acesso às pesquisas. Pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) são ofertadas 21 bolsas de iniciação cientifica e tecnológica. O crescimento institucional segue uma projeção com produções cientificas que resultam em grandes publicações colocando a universidade entre as melhores do país. 

Pós-graduação

Somente na pós lato sensu são mais de 160 cursos nas modalidades presencial, EAD e Connect (aulas ao vivo). Na pós stricto sensu são seis mestrados e quatro doutorados. Ainda no campo da pesquisa a Unoeste realiza anualmente um dos maiores eventos científicos da região – o Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), que recebe pessoas de todo o país. 

Unoeste: 50 anos

Acesse o site especial do Jubileu de Ouro clicando aqui e fique por dentro das ações comemorativas de uma das principais universidades do Brasil.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem