Universitários se unem a projeto para recolher lixo na praia
Alunos de Medicina e S.O.S Tartarugas recolheram dez sacos de lixo na praia da Enseada; ação integra o Trote do Bem da Unoeste

Como ação do Trote do Bem, a Associação Atlética Acadêmica Domênico Rangoni do curso de Medicina da Unoeste no campus de Guarujá realizou atividade de responsabilidade social em parceria com o projeto S.O.S Tartarugas do Guarujá. No último sábado (19), alunos e voluntários estiveram juntos para fazer o recolhimento de lixo da praia da Enseada. A ideia é fortalecer as ações que são realizadas nas praias da região. Também participaram membros do projeto Esconderijo do Ishigami (escaladores).
O local escolhido pelos voluntários foi o Costão do Tortuga que é uma região turística onde é propícia a prática de esportes radicais, a exemplo de rapel, ou apenas para observar a vida marinha. Por ser localizado no final da praia da Enseada, muito lixo acaba sendo levado para este local devido às correntes marítimas, o que ocasiona complicações para as tartarugas marinhas, peixes entre outros animais marinhos.
De acordo com a aluna do 7º termo do curso e diretora social da Atlética, Vitória de Souza Gomes, tudo foi organizado para que o resultado fosse realmente atingido. “Participaram 20 alunos que foram divididos em trios e duplas e dessa maneira, juntos, conseguimos recolher mais de 10 sacos de lixo. Foram 3h de trabalho intenso”.
Para ela a experiência foi enriquecedora. “Foi uma gratificante. Como moradora do local, já participei de projetos como esse numa escola do bairro para recolher lixo do mangue do Perequê, e fazer essa ação aqui foi incrível, me sinto agradecida. Durante a ação vimos moradores e turistas entusiasmados com a iniciativa, e alguns até se prontificaram a ajudar”, destaca a aluna que teve a ideia junto com os amigos do curso Isabella Valverde e Fernando Walendsus.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste